F sica Qu mica Ambiental Camada de Oz nio

1136 palavras 5 páginas
FÍSICA & QUÍMICA AMBIENTAL
Prof. MARCOS AURÉLIO

D E S T R U I Ç Ã O D A C A M A D A D E O Z Ô N I O

1. O OZÔNIO

Nas ultimas três décadas do século XX inúmeros estudos envolvendo fenômenos atmosféricos revelaram a destruição sistemática da camada de ozônio estratosférico, o que provocou grande celeuma na comunidade científica e nos fóruns que tratam de problemas ambientais. Em 1987, o Protocolo de Montreal (Canadá), tratou de aspectos da destruição da camada de ozônio, dentre os quais a redução gradual da produção de cloro-fluorcarbonos até a total proibição no ano 2000; o que revela a significativa importância deste tema ambiental para com a qualidade de vida do Homo sapiens e outras formas de vida. O gás ozônio constitui-se numa variedade alotrópica do elemento químico oxigênio, com fórmula molecular . Pode ser obtido conforme o processo abaixo representado a partir do gás oxigênio, na presença de descargas elétricas.

O gás ozônio apresenta a seguinte fórmula eletrônica:

- pertencente a família dos calcogênios

2. A CAMADA DE OZÔNIO

A atmosfera terrestre é constituída por 78% de gás nitrogênio , 21% de gás oxigênio e 1% de outros gases ( etc), neste 1% encontra-se o gás ozônio concentrado numa altitude média que vai de 16km a 30km dependendo da latitude.

Fig (1): Camadas da Atmosfera Terrestre

A camada de ozônio “filtra” parte da radiação solar que contém os raios ultravioletas, extremamente nocivos aos seres vivos. Na baixa atmosfera o ozônio é um poluente que causa tonturas, irritação nos olhos e nas vias respiratórias superiores. O ozônio é usado em aparelhos ozonizadores de ar e água, pois tem ação bactericida.

3. A RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA

As radiações eletromagnéticas, constituem uma modalidade de energia que propagam-se no espaço com velocidade de 300.000 km/s na forma de ondas eletromagnéticas (perturbações que transportam energia sem deslocar matéria produzida pela oscilação de um campo elétrico e de um campo

Relacionados

  • monografia
    70865 palavras | 284 páginas