ENSINO DE ARTE NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA INTERVENÇÃO DE ACORDO COM A ABORDAGEM TRIANGULAR

1131 palavras 5 páginas
ENSINO DE ARTE NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA INTERVENÇÃO DE ACORDO COM A ABORDAGEM TRIANGULAR
Andrea Gomes da Rocha

INTRODUÇÃO
O presente trabalho busca relatar a experiência vivenciada no Curso de Pedagogia na realização de um projeto de intervenção, cujo objetivo foi analisar as práticas educativas utilizadas nas séries iniciais do Ensino Fundamental nas aulas de Arte, visando conhecer a realidade atual do ensino de Arte na escola e identificar possíveis problemas a serem solucionados elegendo ações e implementando-as para resolvê-los. Os resultados desta indicaram uma discordância entra a proposta dos Parâmetros Curriculares Nacional de Arte – PCN’s verificando-se a realização de um trabalho educativo limitado ao fazer artístico o que se configurou como um problema. Neste contexto, a partir da problemática identificada este projeto assumiu seu caráter interventivo, visando ampliar a compreensão restrita do ensino da Arte. Para tanto, adotou a abordagem triangular do ensino da Arte como forma de apresentar a todos os envolvidos, a riqueza de possibilidades que o ensino da Arte traz para a formação integral do individuo.

REFRENCIAL TEÓRICO
Após quase duas décadas da Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional – LDB, 9.394/96 (art.26, §2º) que determinou: “o ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.”
Neste contexto, o ensino de Arte no Brasil, passou a apresentar novas concepções e fazendo uso de metodologias fundamentadas pelo entendimento de Arte enquanto área de conhecimento, tendo como ponto de partida a compreensão do valor da arte em si para a formação humana, e não apenas como recurso a favor das demais áreas de conhecimento.
Neste contexto, nos Parâmetros Curriculares Nacionais a Arte é compreendida como linguagem e cultura onde o homem através de sua sensibilidade e de seu poder criativo, expressa suas

Relacionados