E

720 palavras 3 páginas
E. Ciências Agrárias - 6. Zootecnia - 4. Produção Animal

PRODUÇÃO DE LEITE NO DIA DE CONTROLE DE BÚFALAS NA REGIÃO NORDESTE DO PARÁ

Lúcio Osvaldo Rabelo Mendes Neto 1
Tiéure Ribeiro de Oliveira 1
Brena Roberta Nascimento Cunha 2
Eduardo Riodades Daher Santos 2
Alex Sandro Schierholt 3
Luciara Celi da Silva Chaves 4

1. Graduando em Agronomia, Univ. Fed. Rural da Amazônia
2. Zootecnista, Univ. Fed. Rural da Amazônia
3. Instituto da Saúde e da Produção Animal, UFRA – Belém/PA
4. Profª Drª/Orientadora - Instituto da Saúde e da Produção Animal, UFRA – Belém/PA

INTRODUÇÃO:
As búfalas contribuem com 12,7% do total de leite produzido no mundo, sendo cerca de 40-50% mais produtivo na elaboração de derivados quando comparado com o leite bovino.
Em pastagens nativas de solos aluviais de várzeas da região do médio Amazonas, fêmeas bubalinas do tipo Baio produziram na 1ª e 2ª lactações, considerando uma ordenha diária, 1024,57 kg de leite, em 253 dias, com produção diária média de 4,05 kg. A média da produção de leite observada em duas fazendas localizadas na Zona da Mata Sul de Pernambuco, entre maio de 2007 e fevereiro de 2008, foi de 4,60 litros.
Considerando que os estudos sobre a produção e qualidade do leite bubalino de rebanhos criados na Amazônia são incipientes e, ainda, que a caracterização destes se constitui como ponto inicial para a melhoria da eficiência do sistema de criação a pasto (mais difundido na região), este trabalho teve como objetivo caracterizar a produção de leite no dia de controle de leite de búfalas criadas a pasto.

METODOLOGIA:
O estudo foi conduzido em duas fazendas localizadas no município de Mojú, na Mesorregião do Baixo Tocantins, Estado do Pará, no período de março de 2009 até abril de 2010.
Na Fazenda 1, os animais foram criados em sistema de lotação rotacionada de Brachiaria humidicola (quicuio da Amazônia), em piquetes de quatro hectares divididos por cerca elétrica. Na Fazenda 2, os animais foram criados em um sistema de lotação

Relacionados