E.T.A Cubatão S.P

10316 palavras 42 páginas
UNIP – Universidade Paulista

Engenharia – Civil

8º semestre

APS

Nome: Kleber Augusto Tripoli Paulo RA: A74HFE-9.
Nome: Gustavo Rauter Willmersdorf RA: A829OI-0
Nome: Thiago Oliveira Pacheco Ferreira RA: A937JG-0
Nome: Rodrigo Christian RA: B4517F-8
Nome: Rodrigo Moreno RA: A82DCF-3

Introdução

Essa pesquisa e sobre uma visita monitorada a Estação Tratamento (ETA) de Pilões em Cubatão (SP) coordenada pelo professor Marcio Lara.
Nessa visita podemos ver o funcionamento da estação e os processos de tratamento da água.

Procedimentos adotados

Captação: A captação da Sabesp é feita nos rios Pilões e Cubatão, de onde a água vai para tratamento.

Tratamento: Seis etapas são necessárias para que a água de baixa qualidade do rio se transforme em um líquido potável para consumo. Em uma primeira fase, há a desinfecção por cloro para matar os micróbios e bactérias.
Depois, ocorre a chamada fluoretação, em um processo onde são adicionados outros compostos (flúor). "Nessa etapa, também acontece a correção do PH (nível de acidez) do material", observou Queiroz. Na sequência, a água sofre uma coagulação.
A água bruta, além das partículas sedimentáveis, possui outras impurezas que se encontram em suspensão. Por meio de um procedimento chamado floculação, essa sujeira vai se agrupando em flocos e posteriormente acaba indo para o fundo dos tanques de armazenamento.
"O passo seguinte é a decantação da água, onde há a sedimentação das partículas de impurezas", afirmou Queiroz. Os flocos acabam formando uma espécie de lodo que vai para o fundo. "Cada compartimento de

Relacionados