E E PROFESSORA CORINA DE OLIVEIRA 2

1390 palavras 6 páginas
E E PROFESSORA CORINA DE OLIVEIRA

BRUNO MENDES
IARA OLIVEIRA
LUANA DIANE
LUCAS DUARTE
MARIA CLARA
NÁTALLY DUARTE
PAOLA BORGES
STEPHANIE SANTOS

MODERNISMO EM PORTUGUAL
Fernando Pessoa, ele-mesmo

Uberaba, MG
Junho/2015

BRUNO MENDES
IARA OLIVEIRA
LUANA DIANE
LUCAS DUARTE
MARIA CLARA
NÁTALLY DUARTE
PAOLA BORGES
STEPHANIE SANTOS

MODERNISMO EM PORTUGAL
Fernando Pessoa, ele-mesmo

Trabalho de português, apresentado a E E Professora Corina de Oliveira, como parte das exigências para a obtenção de nota.

Orientador: Prof. Hermes

Uberaba, MG
Junho/2015
Fernando Pessoa, ele-mesmo

Introdução

Fernando Antônio Nogueira Pessoa foi um dos mais importantes escritores e poetas do modernismo em Portugal. Nasceu em 13 de junho de 1888 na cidade de Lisboa (Portugal) e morreu, na mesma cidade, em 30 de novembro de 1935.
Fernando Pessoa foi um dos poetas mais importantes da literatura portuguesa, escrevia também em inglês, já que morou por um bom tempo na África do Sul. Inclusive, em vida, teve mais obras publicadas em inglês, a única em português foi “Memórias”. O conhecimento em línguas fez com que trabalhasse por um longo tempo com tradução.
O autor foi reconhecido pela forma que construía seus heterônimos, criando personalidades e estilos próprios. Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro Campos são os heterônimos mais conhecidos da história de Fernando Pessoa. Com biografias específicas, cada autor possui textos com temas e opiniões diferentes. Caeiro é o mestre, sendo admirado por todos os outros.

Biografia

Fernando Pessoa foi morar, ainda na infância, na cidade de Durban (África do Sul), onde seu pai tornou-se cônsul. Neste país teve contato com a língua e literatura inglesa. Adulto, Fernando Pessoa trabalhou como tradutor técnico, publicando seus primeiro poemas em inglês.
Em 1905, retornou sozinho para Lisboa e, no ano seguinte, matriculou-se no Curso Superior de Letras. Porém, abandou o curso um ano

Relacionados

  • Acordão
    151337 palavras | 606 páginas