E-procurement

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3132 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Revisão da literatura sistemas e- Procurement

Docente: Prof António Aguiar

Descentes: Cleydson Calixto
Zélia Lima

REVISÃO DA LITERATURA SEP1
INTRODUÇÃO2
CARATERIZAÇÃO DO SEP3
BENEFÍCIOS ASSOCIADOS Á TECNOLOGIAS DO SEP4
RISCOS ASSOCIADOS AO SEP5
ARQUITETURA DO SEP6
FUNCIONALIDADES SEP………………………………………………………………………………………………..7
MECANISMOSSEP……………………………………………………………………………………………8
CONCLUSÃO………………………………………………………………………………………..9
BIBLIOGRAFIAS………………………………………………………………………………….10

REVISÃO DA LITERATURA SISTEMAS E-PROCUREMENT

"Sistemas e-procurement: usando a regressão logística para testar empiricamente um modelo conceptual que explica a sua adoção por empresas com atividade em Portugal".
 
Um dos objetivos deste estudo consiste em identificar os fatores que levam uma determinada organização a adotar ou não, umsistema de informação que suporta o processo de aquisição de alguns bens e serviços para as organizações através da internet?

Introdução
A Internet criou um novo mercado. As trocas entre empresas ocorriam e ainda ocorrem em mercados físicos, onde as mercadorias podem ser observadas e tocadas. Entretanto, com a evolução tecnológica, surgiu um mercado virtual, possibilitando a realização detransações independentemente da presença física de vendedores, compradores e, até mesmo, das mercadorias. A Internet abriu novos canais de vendas, melhorou a comunicação com fornecedores e clientes, além de ter aumentado a produtividade das empresas (Violino, 2001).

CARATERIZAÇÃO DO E-PROCUREMENT

Existem várias definições de e-procurement, sugeridas nas diferentes literaturas: e-procurement é umaaplicação de compras baseada na Internet/Intranet ou um serviço alojado que dinamiza as compras dos parceiros de comércio, maximiza a eficiência de comércio ao longo da cadeia de fornecimentos e fornece capacidades estratégicas de e-commerce na Internet (Info-Tech Research Group, doravante ITRG, 2002).
ƒ1. A tecnologia de e-procurement é definida como uma tecnologia projetada para facilitar aaquisição dos bens por organizações comerciais ou governamentais usando a Internet como suporte (Brunnelli, 1999).
ƒ 2. e-procurement é uma solução tecnológica para facilitar as compras cooperativas usando a Internet. Tem o poder de transformar o processo de compra porque se propaga em todos os passos identificados pelo gestor de fornecimento (Presutti, 2002).
ƒ3. e-procurement é o termo usadopara descrever o uso dos métodos eletrónicos em todas as etapas do processo de compras desde a identificação dos requerimentos, acordos, pagamentos e potencialmente a gestão dos contratos (International Organization of Supreme Audit Institutions, 2005).
ƒ 4.O e-procurement é o aspecto mais revolucionário do B2B e que irá permanentemente e fundamentalmente reformar a maneira como as empresas fazemnegócio (Neef, 2001).
Em suma, o e-procurement serve para adquirir bens e serviços, usando meios eletrónicos, tendo como objetivo um maior controlo nos processos de aquisição e redução de custos uma vez que os produtos são licitados por diferentes fornecedores.
BENEFÍCIOS ASSOCIADOS À TECNOLOGIA DE E-PROCUREMENT
Uma solução e-procurement fornece acesso a uma forma fácil de compra, acatálogos de diferentes fornecedores, à eliminação de documentação em papel, à automatização do processo de aprovação e à aplicação de politicas de compras que se aplicam aos compradores (ITRG, 2002). Tipicamente a poupança de custos é o principal motivador para as empresas implementarem o e-procurement. Como o custo-por-transacção é reduzido em 65% usando o e-procurementquando comparado com astransacções do procurement tradicional. Em contraste a fonte de poupança em leilões B2B provêm do acesso a uma ampla base de dados de fornecedores para as necessidades de compra da empresa, onde a poupança deriva do poder de negociação conjunta que se traduz em descontos mais agressivos para os membros do consórcio (Davila, et al., 2002)....
tracking img