E no meio passa um trem - fernando meirelles

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (397 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Um trem, dois homens e uma história
O curta-metragem “E No Meio Passa Um Trem” foi produzido em 1998 e dirigido por Fernando Meirelles. O filme é um relato de dois homens, um delegado e um bandidoque, por se dedicarem pouco à vida pessoal, decidem passar o fim de semana com suas famílias. Por coincidência, eles embarcam no mesmo trem e, ao se reconhecerem, travam diálogos através dos quais sepode perceber que a relação deles vai muito além do antagonismo delegado e bandido.
No início do filme, os dois homens contam um pouco de seus cotidianos e de como se relacionam com suas famílias.Nesse momento, há um paralelismo entre suas falas, de modo que, o que cada um diz se encaixa no discurso do outro. Esse recurso cria uma espécie de conexão entre eles e assinala para o espectador quetalvez existam mais semelhanças entre eles do que diferenças.
No momento em que eles se encontram dentro do trem, o delegado está acompanhado de sua mulher e o bandido de sua mulher e de sua filha.Apesar da tensão criada, eles tentam esconder a situação de suas famílias. Prova disso é a mudança na linguagem dependendo das pessoas envolvidas no diálogo. Quando falando com os familiares, os doisassumem um discurso mais suave e educado. Porém, quando falando entre si, o delegado é bastante ofensivo e utiliza palavras chulas, e o bandido, apesar de tentar ser um pouco mais educado, deixa clara suafalta de instrução. No decorrer do filme, porém, a situação se torna tão complicada e constrangedora que eles se complicam para manter essa separação.
Em meio ao clima tenso, os dois revelam asdificuldades pelas quais passam. O bandido não consegue conciliar os papéis de bandido, marido e pai. E o delegado tenta, sem sucesso, se dividir entre o trabalho e a mulher. De certa forma, ospersonagens enfrentam os mesmos problemas. Então, insatisfeitos com a vida e com necessidade de passar o fim de semana com a família, eles decidem fazer um acordo: pular do trem.
A partir deste momento,...
tracking img