E-lixo barreiras bahia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (537 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Visão Socio-Ambiental sobre o E-lixo no Município de Barreiras-Bahia.
A apresentação logo de inicio, deixa em evidencia que com o elevado crescimento populacional e a concentração urbana têm comoconsequência um aumento na geração de resíduos, e a disposição inadequada dos resíduos culminam na poluição da água, ar e solo. Resíduo sólido ou lixo “é todo material sólido ou semi-sólido indesejávele que necessita ser removido, por ter sido considerado inútil por quem o descarta, em qualquer recipiente destinado a este ato” (MONTEIRO et al., 2001). Já, no Dicionário Aurélio diz que, "lixo étudo aquilo que não se quer mais e se joga fora; coisas inúteis, velhas e sem valor."
A chamada obsolescência programada na sociedade contemporânea, somado ao ritmo acelerado da inovação faz com que osequipamentos eletrônicos se transformem em sucata tecnológica em pouco tempo. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) foram produzidos 50 milhões de E-lixo em 2010 e prediz que o volume dolixo eletrônico crescerá 500% em países como Índia, China e África do Sul até 2020. O Brasil, o México e o Senegal estão entre os campeões mundiais de produção com 0,5 Kg/ano/habitante de e-lixo.
Olixo eletrônico cresce três vezes mais que lixo convencional e, segundo ONU, a situação é mais preocupante nos países emergentes. A taxa de geração de resíduos sólidos urbanos está relacionada aoshábitos de consumo de cada cultura, onde se nota uma estreita relação entre a produção de e-lixo e o poder econômico de uma dada população .
O objetivo foi estudo de soluções sustentáveis, verificaçãodas formas de descarte e reutilização dos resíduos eletrônicos pela população na cidade de Barreiras, investigação através de pesquisa de campo, do comportamento dos moradores, em relação aos resíduoseletrônicos.
Espera-se conscientizar a comunidade sobre os perigos da disposição desses materiais em locais inapropriados, além de se iniciar uma campanha para o descarte correto, no intuito...
tracking img