E.física

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1420 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenvolvimento das capacidades motoras
As capacidades motoras são: Resistência, Força, Velocidade, Flexibilidade e Destreza. Se os sistemas cardio-pulmonar, musculares e nervoso forem solicitados com regularidade e com suficiente intensidade, adaptam-se ao esforço exigido pelo exercício físico melhorando as capacidades motoras. O grau de desenvolvimento das capacidades motoras, chama-secondição física e este melhora-se realizando exercícios físicos num mínimo de três vezes por semana.
Resistência – capacidade motora que permite efectuar um esforço durante um tempo considerável e suportar a fadiga dele resultante.
Ex: Corrida contínua.
* A corrida contínua e prolongada é mais utilizada para trinar a resistência aeróbia. O ritmo deve ser regular, sem variação de velocidade, a duraçãoda corrida elevada e o percurso mais plano possível. Pode também recorrer-se a jogos com bola, desde que incluam uma parte considerável de corrida, possibilitem a participação activa de todos os alunos, evitem longas pausas, possuam regras simples e sejam de fácil execução.
* A observação da frequência cardíaca é um indicador importante da intensidade a que se está a realizar o treino daresistência. Por exemplo, a zona de trabalho aeróbio está compreendida entre 60 e 80% da frequência cardíaca máxima de um aluno e determina-se utilizando a fórmula:
Frequência cardíaca máxima = 220 – idade do aluno
Acima do valor máximo, a actividade entra na zona de esforço anaeróbio.
Força – capacidade motora que permite deslocar um objecto, o corpo de um parceiro ou o do próprio através daacção dos músculos.
* Para treinar força é necessário realizar de forma repetida exercícios com uma carga: o próprio corpo, a oposição de um parceiro ou resistências exteriores (sacos de areia, pesos, elásticos, etc.)
* Nos jovens, tendo em conta o processo de crescimento do tecido muscular, que só está concluído após a puberdade, devem evitar-se as cargas que agridam a coluna vertebral, asgrandes articulações e as extremidades plantares (Ex: saltar de planos elevados para o solo).
* Os exercícios de força devem solicitar, de forma alternada, todos os grandes grupos musculares.
* Até aos 13-14 anos, deve utilizar-se essencialmente o peso do próprio corpo ou cargas leves movimentadas em velocidade.
* Para aumentar trabalho no treino deve repetir várias vezes o exercício.Velocidade – capacidade motora que permite realizar movimentos ou percorrer uma distância no menor tempo possível.
* Os exercícios de velocidade devem:
* Ser realizados á intensidade máxima;
* Ser de curta duração;
* Efectuar-se com poucas repetições em cada unidade de treino;
* Ter uma pausa entre as repetições;
* Ser realizados sem fadiga acumulada.
* Nosjovens, o treino de velocidade deve incidir sobre a velocidade de reacção, de deslocamento e de execução.
Flexibilidade – é a capacidade motora que permite efectuar movimentos com grande amplitude.
* Para treinar a flexibilidade deverão ser realizados exercícios que mobilizem todas as grandes articulações, com destaque para o tronco, membros superiores e inferiores.
* O treino deflexibilidade deve ser realizado ao longo de todo o ano lectivo.
Agilidade e Coordenação – capacidade motora que permite realizar uma sequência de movimentos de forma coordenada.
Composição Corporal (Índice de Massa Corporal – IMC)
* IMC é um componente morfológico, um dos componentes da Condição Física, que traduz, por um lado, a composição corporal e, por outro lado, a massa óssea.
* IMC é umaforma simples de caracterizar e controlar a composição corporal.
* Da composição corporal faz parte a Massa Magra (a Massa Muscular) e a Massa Gorda (a Gordura).
* O IMC é uma relação entre o peso e a altura de uma pessoa que nos permite dizer se o peso é ou não adequado.
* Para se obter o IMC aplica-se a seguinte fórmula:
IMC = Peso / (Altura)2 Kg/m
Alimentação
* O...
tracking img