E-commerce

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1547 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
Aluno:Luiz Guilherme Sanches
Prof.: Mirian Born DATA:
Leia o texto a seguir e responda as questões propostas

INCENTIVOS - 40 ANOS - Como tudo começou! - Vanessa Martin
Matéria publicada na Revista dos EVENTOS - Edição nº 32 - 2004
O que você sentiria se fosse um dos recebedores do Prêmio Nobel? Quão acelerado estaria o seu coração ao entrar a Prefeitura de Estocolmo,o local que sedia a premiação, para receber o seu prêmio?. Esta foi a emoção vivenciada pelos participantes de uma campanha idealizada pela De Simoni & Associados para a Phillips do Brasil. João De Simoni é considerado um dos ícones do marketing de incentivo no Brasil por, entre outros fatos, o de ter superado a marca de 500 campanhas realizadas para seus clientes. Além disso, tornou-se o detentorda história do incentivo, pela memória incomum, e por ter organizado o maior e melhor acervo brasileiro sobre as campanhas de incentivo, todo ele digitalizado e catalogado.
Reconstituir a história do incentivo no Brasil é uma tarefa das mais difíceis. Um dos motivos está nas diversas, diferentes e até conflitantes definições existentes e utilizadas pelo mercado neste segmento. Como mostra afigura Instrumentos de Marketing Promocional, apresentada pelo Marcos Le Pera em recente palestra, retratando o que mercado utiliza. Nela estão assinaladas: marketing de relacionamento, eventos, promoção de vendas e eventos. Basicamente, os profissionais do marketing promocional chamam de marketing de incentivo, as ações desenvolvidas para premiar pessoas na razão dos seus esforços, em que eles estãovendendo alguma coisa para ganhar prêmios.
Nestes casos, a campanha de incentivo é a tipologia mais utilizada. Por outro lado, quando se está falando de ações voltadas ao consumidor final, o que se fala são de promoções de vendas, concursos, sorteios, gincanas, vales-brinde, etc. Ao se analisar o regulamento destes eventos, percebe-se que todos eles, ou quase todos, possuem os componentes básicosutilizados nas campanhas de incentivo, mas as definições destas ações são muito diferentes umas das outras.
Reconstituir a história do incentivo é voltar atrás no tempo e reviver também o cenário, os costumes e as necessidades específicas da época, para poder compreender como eram desenvolvidas as campanhas, desde a sua concepção estrutural, até a escolha e entrega das premiações. Assim, paramelhor entender a evolução ocorrida, deve-se olhar a situação (econômica, social e política) do País, e até mesmo o perfil das pessoas que trabalhavam nas empresas e também nas agências de publicidade e propaganda, que produziam o material promocional e idealizavam as campanhas.
Campanhas desenvolvidas na década de 70 para a Caterpilar e a Souza Cruz, já retratavam as dificuldades econômicasdaquele período. Para driblar a in ação galopante, premiou-se com ouro! Para resolver os problemas e reduzir os custos com a logística de entrega dos prêmios, os ganhador não recebia as barras de ouro, mas certificados de propriedade, que podiam ser facilmente negociados.
Nestas campanhas também já se praticava uma das características do evento de incentivo que, a cada ano, se sofistica: apersonalização da campanha e dos eventos a ela agregados com o tema escolhido. Assim, o ambiente dos eventos era dourado. Um dos brindes concedidos que garantiam a sustentação da campanha (manter a campanha na memória dos participantes em toda a sua duração), por exemplo, era enviar barras de chocolate no formato de barras de ouro, ou uma garrafinha com licor de ouro! (veja entrevista da Incentive House)
Quemvivenciou este período inicial do incentivo no Brasil, relata alguns fatos interessantes. O primeiro deles diz respeito de como as campanhas eram geradas e estavam diretamente ligadas com o relacionamento entre as empresas e as agências.
Naquela época, estas últimas tinham de ter profissionais com experiência de vendas e marketing do cliente, uma vez que atuavam quase como uma extensão das...
tracking img