E-commerce

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1633 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
E-COMMERCE



Carlos Roberto da Silva Contreiras


Professor- Ivanildo Schiochetti Júnior


Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI


Tecnólogo em Marketing (CMA0012) – Prática do Módulo III


18/06/2012




RESUMO


O presente estudo tem por objetivo analisar e traçar um comparativo entre e-commerce na teoria e como estásendo aplicado na prática. O trabalho está estruturado em quatro partes, iniciando-se com uma introdução destinada a contextualizar o objetivo do estudo, bem como a justificativa da escolha do tema de pesquisa. A segunda parte é dedicada a uma revisão do referencial teórico disponível, mediante uma análise conceitual crítica dos aspectos mais relevantes pertinentes ao tema. A terceira parte trata dapesquisa de campo realizada na modalidade de prática real na empresa citada acima. Na quarta parte são apresentadas as considerações finais. Concluiu-se que empresa pesquisada está em fase implantação da ferramenta na empresa, e em busca de melhorias para manter o padrão de qualidade de seus outros canais de vendas.


Palavras-chave: E-Commerce. Ferramentas Gerais. Implantação.1 INTRODUÇÃO


E-commerce ou comércio eletrônico é um conceito aplicável a qualquer tipo de negócio ou transação comercial através da internet. O e-commerce é atualmente um dos mais importantes fenômenos da internet em crescimento e permite que os consumidores transacionem bens e serviços eletronicamente sem barreiras de tempo ou distância. O comércio eletrônico expandiu-serapidamente nos últimos anos e a grande tendência que continue em expansão nos próximos anos, pois cada vez mais as empresas direcionam suas operações para o atendimento virtual. Quando devidamente implantado, o e-commerce é mais rápido, mais barato e mais conveniente do que os métodos tradicionais de transação de bens e serviços.


O objetivo da pesquisa foi observar o funcionamento naprática do departamento de e-commerce de uma empresa, para isso escolhemos a Ferramentas Gerais e realizamos nossa pesquisa. O foco foi observar como se desenvolve todo o e-commerce na empresa e traçar um comparativo com a teoria estudada.


Primeiramente pesquisamos as teorias e história do e-commerce. Na seqüência o principal foi se interar sobre os objetivos e metas que a empresa buscaatravés do e-commerce, como se iniciou e quais as vantagens e desvantagens do e-commerce para empresa. Elaboramos um questionário para entrevistar o supervisor do setor (Foresti), que também é o responsável pela implantação do e-commerce na empresa.





2 E-COMMERCE



Comércio eletrônico é qualquer transação realizada por meio de uma rede de computadores, envolvendo atransferência de propriedade ou direitos de uso ou serviços. As transações ocorrem dentro do processo de e-business e são completadas quando há a concordância entre o computador e o vendedor para transferir a propriedade ou direitos de uso ou serviços, inclusive as transações completadas com custo zero.
Muitos ramos da economia agora estão ligados ao comércio eletrônico. O mercado mundial estáabsorvendo o comércio eletrônico em grande escala.
Seus fundamentos estão baseados em segurança, criptografia, moedas e pagamentos eletrônicos. Ele ainda envolve pesquisa, desenvolvimento, marketing, propaganda, negociação, vendas e suporte.
A grande aposta das empresas na atualidade é a praticidade e comodidade de proporcionar a seus clientes a oportunidade de realizarem suas compras semsair de casa e as mesmas serem entregues com rapidez e segurança em suas residências.


2.1 VANTAGENS DO E-COMMERCE PARA EMPRESAS
A loja aberta 24 horas e 7 dias por semana;
Possibilidade de oferecer menor preço a seus clientes, pelo fato de diminuir gastos com vendedores.
Você não precisa alugar uma loja física e investir em decoração, vitrines, segurança e saneamento....
tracking img