E-commerce

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2846 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. PROBLEMA

O comércio é uma prática que existe desde o começo das civilizações, as pessoas negociam entre si e procuram evoluir suas ações comerciais há séculos. Recentemente surgiu uma nova modalidade de negociação, muito forte principalmente entre grandes companhias, o comércio eletrônico. Porém, seria o comércio eletrônico um importante recurso também para pequenas empresas?

2.OBJETIVOS

2.1 Objetivos Gerais

Avaliar a prática do comércio eletrônico por pequenas empresas, quanto à sua eficiência, quanto à sua popularidade, quanto aos seus benefícios, quanto à sua utilização por parte dos pequenos empreendedores.

2.2 Objetivos Específicos

* Identificar os pontos positivos do comércio eletrônico para pequenas empresas.
* Medir a eficiência do recurso enquantousado pelos pequenos empreendedores.

3. JUSTIFICATIVA

O comércio passa por constantes mudanças, a inovação é indispensável para a melhora das atividades comerciais, que de acordo com Sousa (2012, p.1), surgiram diante da necessidade que as famílias de certas civilizações antigas tinham de consumir produtos produzidos por outras famílias, fazendo assim, com que as trocas fossem ficando cada vezmais comuns devido às vantagens que elas proporcionavam às partes envolvidas no negócio.
Após a popularização dessas trocas, as formas de negócio foram naturalmente sendo melhoradas com o tempo, e hoje, temos o comércio eletrônico como uma das mais recentes formas de comércio, Albertin (2000,p.15) o define como a realização de toda transação no meio eletrônico utilizando-se de tecnologias decomunicação e informação para atender aos objetivos do negócio.
Porém, com o surgimento e principalmente a popularização da internet, o comércio eletrônico recebeu uma nova perspectiva, os recursos oferecidos on-line facilitam muito tanto para compradores como para vendedores, os vendedores são beneficiados pela alta exposição de seus produtos e ou serviços, enquanto os compradores tem àdisposição várias opções de pagamento, além da grande vantagem de receber suas mercadorias em casa.

O comércio eletrônico é a mais recente e promissora aplicação criada com a TI, que não se restringe apenas à compra e à venda de produtos e de serviços por meio de redes de computadores. Os sistemas de Comércio Eletrônico (CE) podem ser explorados para fins de comunicação entre filiais, conectividade comclientes e com fornecedores, publicidade e, naturalmente, a realização de transações comerciais. (PINHO, 2000, p.211)

Percebendo todos esses aspectos positivos, as grandes companhias entraram com força no comércio eletrônico, investindo no aprimoramento dos recursos e aumentando seus lucros consideravelmente, porém, assim como destacam Turban e King (2004, p.37)
Para pequenas e médias empresasem particular, um planejamento estratégico formal pode sair muito caro e, além disso, inibir a rápida adaptação aos ambientes em transformação. Porém, em geral, quando se trata de Comércio Eletrônico, pode ser demasiadamente arriscado não ter uma E-Strategy. Muitos dos fracassos no setor entre 2000 e 2001 podem ser no mínimo atribuídos à falta de estratégia. As rápidas mudanças nos ambientesempresariais e tecnológicos são tão vigorosos que tanto as oportunidades quanto as ameaças podem mudar a qualquer instante.

Diante disto, torna-se necessário um aprofundamento do estudo sobre o comércio eletrônico, para saber se realmente é um recurso válido para as pequenas empresas, conhecer suas principais características e a importância desta forma de comércio para o desenvolvimento dos pequenosempreendimentos.

4. METODOLOGIA

4.1 Segundo as bases lógicas de investigação

O método dedutivo foi tomado como base para este trabalho. Pois foi concordado que, assim como dizem os filósofos (Descartes, Spinoza e Leibnitz.) somente pela razão pode-se chegar ao conhecimento verdadeiro.

4.2 Segundo a abordagem do problema

”A pesquisa qualitativa é uma ciência baseada em textos, ou...
tracking img