E-commerce

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1418 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Dell
Por Mariana Melo
Muitos se perguntam como a Dell foi capaz de reinventar a indústria de computadores e tornar-se um símbolo da nova economia. A resposta é simples: soube vender de um modo inteligente, do jeito que o cliente quer. Michael Dell fundou a empresa com apenas US$ 1 mil e uma idéia revolucionária. Decidiu vender computadores pessoais sob medida, diretamente para os seus clientes.A empresa provou que vale a pena tirar partido de oportunidades que os outros estão convencidos que não existem. Enquanto outros fabricantes de computadores vendem seus produtos por meio de revendedores, a Dell procura vendê-los diretamente para o consumidor final, o que lhe permite um corte significativo de custos. Assim oferece o dinheiro poupado em forma de preços mais atraentes para opúblico.
[pic]O interesse do americano Michael Dell por computadores começou muito cedo, desde quando tinha sete anos e comprou a primeira máquina de calcular. Aos 18 anos, ele já anunciava que bateria a IBM. Michael Dell fundou a companhia em 1984, então com 19 anos, enquanto ainda estudava na Universidade do Texas. A empresa foi fundada com o nome de PC´s Limited. Para dar o pontapé inicial da empresa,precisava conseguir máquinas a preços baixos. Entrou em uma loja de informática e comprou a prazo todo o estoque de computadores encalhados. Começou a trabalhar no dormitório da faculdade, desmontando os computadores que tinha comprado e adicionando componentes mais sofisticados para vendê-los com algum lucro. Calibrou-os com discos rígidos maiores, programas mais recentes e passou a vendê-lospor telefone, com preços em média 20% inferiores aos da concorrência, através de anúncios colocados em revistas especializadas de informática. Sua idéia era vender PCs direto aos clientes, trabalhando com estoques mínimos e passando por cima dos canais de distribuição tradicionais: as lojas. Assim, a Dell tornou-se uma das pioneiras no desenvolvimento de programas de atendimento e suporte a clientesna área de TI.
Em 1985, a empresa fabricou seu primeiro computador com design próprio, o Turbo PC, que continha processadores Intel 8088 com a velocidade de 8MHz. Com os bons resultados de vendas, Michael Dell largou a faculdade para administrar seu negócio em tempo integral. Somente no primeiro ano, a empresa teve um faturamento de US$ 6 milhões. O sucesso foi tanto que Michael começou a serassediado para vender sua empresa. Poderia ter aceito a melhor oferta e deixado de trabalhar antes de completar a maioridade. Em 1987, a PC´s Limited começou a operar também no Reino Unido. Nos quatro anos seguintes, 11 outros países também foram alcançados.
No ano de 1990, a Dell tentou vender seus produtos indiretamente através de supermercados e lojas de computadores, porém o sucesso foi muitotímido e a empresa voltou o foco no seu bem sucedido modelo de vendas diretas ao consumidor. Em 1993, ingressou de vez na chamada "Guerra dos computadores" ao baixar seus preços ainda mais. Uma das barreiras iniciais à venda direta era a de que muitos compradores potenciais receavam adquirir um computador de baixo preço a uma empresa desconhecida. Para contornar esta desvantagem, foi criada agarantia de devolução total do dinheiro nos primeiros 30 dias após a aquisição. Foram anos de uma obsessiva busca pela redução de custos, que resultou numa empresa feita sob medida para a Internet - anos antes de ela existir. Os produtos da Dell eram computadores ideais para vender on-line.
A companhia liderou a migração comercial para a internet ao lançar, em 1994, o site dell.com. Os clientes que ovisitassem podiam selecionar um sistema, adicionar ou subtrair várias combinações de componentes - tais como: memória, disco rígido, adaptadores de vídeo, modem - e obter o preço final do sistema em tempo real. Quando a internet surgiu, foi como um presente para a empresa, porque criou um caminho para qualquer companhia se comunicar com qualquer outra. Em 1996 ingressou no comércio eletrônico....
tracking img