E-commerce e e-business

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3374 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
E-Commerce e E-Business E-Commerce E-Business

1

Prof. Ms, Carlos Gouveia (carlos@ctcomex.com.br)

Comércio Eletrônico

2

Prof. Ms, Carlos Gouveia (carlos@ctcomex.com.br)

A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo TCP/IP que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. Ela carrega uma amplavariedade de recursos e serviços, incluindo os documentos interligados por meio de hiperlink’s da World Wide Web, e a infra-estruturar para suportar correio eletrônico e serviços como comunicação instantânea e compartilhamento de arquivos. De acordo com a Internet World Stats, 1,96 bilhão de pessoas tinham acesso à Internet em junho de 2010, o que representa 28,7% da população mundial.
Prof. Ms, CarlosGouveia (carlos@ctcomex.com.br)

COMÉRCIO ELETRÔNICO Internet

3

Pode-se dizer que a “ARPANet” foi a "mãe" da Internet. Desenvolvida pela agência Americana ARPA (Advanced Research and Projects Agency - Agência de Pesquisas em Projetos Avançados) em 1969, tinha o objetivo de conectar as bases militares e os departamentos de pesquisa do governo americano. Esta rede teve o seu berço dentro doPentágono e foi batizada com o nome de ARPANet. A ARPANet foi totalmente financiada pelo governo NorteAmericano, durante o período que ficou conhecido como Guerra Fria, período este caracterizado pelo embate ideológico entre a extinta União Soviética (URSS) e os EUA. Temendo um ataque por parte de seus opositores, os americanos tinham como objetivo desenvolver uma rede de comunicação que não osdeixassem vulneráveis, caso houvesse algum ataque soviético ao Pentágono.
Prof. Ms, Carlos Gouveia (carlos@ctcomex.com.br)

COMÉRCIO ELETRÔNICO Internet

4

COMÉRCIO ELETRÔNICO Internet Usando um Backbone que passava por baixo da terra, ARPANet ligava os militares e pesquisadores sem ter um centro definido ou mesmo uma rota única para as informações, tornando-se quase indestrutível. Noinício da década de 70, universidades e outras instituições que faziam trabalhos envolvidos à defesa, tiveram permissão para se conectar à ARPANet, e em meados de 1975, existiam aproximadamente 100 sites. Pesquisadores que trabalhavam na ARPANet estudaram como o crescimento da rede alterou o modo como as pessoas a utilizavam. No final dos anos 70, a ARPANet tinha crescido tanto que o seu protocolo decomutação de pacotes original, chamado de Network Control Protocol (NCP), tornou-se inadequado. Foi então que a ARPANET começou a usar um novo protocolo chamado TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol). ARPANet se divide em MILNET -- para assuntos militares -- e a parte restante torna-se pública e muda o nome para internet.
5
Prof. Ms, Carlos Gouveia (carlos@ctcomex.com.br) COMÉRCIO ELETRÔNICO Internet

A abertura da rede para interesses comerciais começou em 1988. O Conselho Federal de Redes dos Estados Unidos aprovou a interconexão para o sistema comercial naquele ano, e a ligação foi feita em meados de 1989. A Organização Européia para a Investigação Nuclear (CERN) foi a responsável pela invenção da World Wide Web, ou simplesmente a Web, como hoje a conhecemos. Em1989, propôs um projeto de hipertexto que permitia às pessoas trabalhar em conjunto, combinando o seu conhecimento numa rede de documentos. Foi esse projeto que ficou conhecido como a World Wide Web. A Web funcionou primeiro dentro do CERN, e no Verão de 1991 foi disponibilizada mundialmente.
6
Prof. Ms, Carlos Gouveia (carlos@ctcomex.com.br)

Comércio Eletrônico Internet

7

Prof. Ms,Carlos Gouveia (carlos@ctcomex.com.br)

Comércio Eletrônico Internet

8

Prof. Ms, Carlos Gouveia (carlos@ctcomex.com.br)

Comércio Eletrônico Internet

9

Prof. Ms, Carlos Gouveia (carlos@ctcomex.com.br)

Comércio Eletrônico Internet
INTERNET USAGE STATISTICS The Internet Big Picture World Internet Users and Population Stats
Internet Users Dec. 31, 2000 4,514,400 114,304,000...
tracking img