E-commerce: a nova realidade do comércio varejista brasileiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4618 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
E-commerce: a nova realidade do comércio varejista brasileiro

ALINE FERREIRA DA SILVA BARROS ( FACULDADE LASALLE)
alinefs2005@yahoo.com.br
TIAGO GERMANO DA SILVA BARROS (FACULDADE LASALLE)
germanospfc@gmail.com
Orientador: PROF. Msc* JAMES SATO (FACULDADE LA SALLE)
Sato.adm@hotmail.com
Mercadologia e Empreendedorismo

Resumo:
Com acriação de novas tecnologias, estão sendo desenvolvidos novos meios para fomentar o crescimento econômico. Uma delas e inovação do marketing sendo atualmente praticado de forma on-line, tendo como principal aliado à internet. Com a expansão dessa nova prática se iniciou o e-commerce (comercio eletrônico) que têm a finalidade de fazer vendas diretamente pela internet, porém existi as vantagens comoa rapidez da entrega dos objetos adquiridos e a desvantagens de não ter uma legislação que proteja de fato os seus consumidores, assim como existe com a prática de vendas diretas. O e-commerce vem movimentando e gerando recursos econômicos para dos países que já praticam este tipo de modalidade.

Palavras chave: E-commerce, Comércio varejista e Internet.
ABSTRACT
With the creation of newtechnologies, new ways are being developed to fostereconomic growth. One marketing and innovation currently being done so online, and its main ally the Internet. With the expansion of this new practice began e-commerce(electronic commerce) that are designed to make sales directly over the Internet, but there the advantages such as speed of delivery of objects purchased anddisadvantages of nothaving a law that protects actually their customers, just as there is with the practice of direct sales. The e-commerce is moving and generatingeconomic resources for the countries that have practiced this type of sport.

Keywords: E-commerce, retail trade and the Internet.

1. INTRODUÇÃO
Em meio a tantas mudanças tecnológicas, um ramo que esta em constante processo de evolutivo é a prática docomércio, que desde os tempos primórdios era realizada através do escambo que consistia no ato de trocar um produto por outro como uma moeda de troca. Atualmente essas transações são pagas com valores monetários que correspondem a dinheiro, cartões de créditos ou cheques, que ainda são feitas, em sua maioria, de forma pessoal. Nos últimos anos, a principal ferramenta do comércio é a prática decomprar e vender produtos e serviços realizados diretamente na internet, que auxilia nas transações eletrônicas, gerando um crescimento econômico expressivo, fomentando assim, novos tipos de empreendimentos motivados pelos baixos custos em relação, por exemplo, a uma loja com espaço físico. O e-commerce é considerado a evolução das práticas convencionais de comércio varejista, tendo um crescimento queviabiliza agilidade e facilidade na aquisição de produtos e serviços. Atualmente, a criação de sites de compras coletivas vem gerando altos lucros e economia para as ambas as partes, ou seja, gera inúmeras vendas que são de custos baixíssimos para os clientes e para os empresários a vantagem de tornar sua marca conhecida, mesmo que tenha que vender o produto ou serviço a um preço menor. Os sitesde compras coletivas são os grandes responsáveis por quebrar os preconceitos desta prática do comércio eletrônico, mesmo com algumas barreiras estruturais ainda a serem quebradas por conta de fraudes eletrônicas nos pagamentos destas transações.

2. DESENVOLVIMENTO
2.1 CONCEITO E CLASSIFICAÇÃO DO E-COMMERCE
2.1.1 Conceito
As formas mais recentes para o marketing direto são os canaiseletrônicos. O termo e-commerce descreve uma ampla variedade de transações eletrônicas, como o envio de pedidos de compra para fornecedores via EDI (troca eletrônica de dados); o uso de faz e e-mail para conduzir transações; o uso de caixas eletrônicas e cartões magnéticos para facilitar o pagamento e obter dinheiro digital, assim como o uso da internet e de serviços on-line. Tudo isso envolve fazer...
tracking img