E. COLI PRODUTORA DE DIESEL

270 palavras 2 páginas
Introdução: SLIDE UM
PARA UTILIZAR MICRO-ORGANISMOS COMO FONTE DE COMBUSTÍVEIS, É NECESSÁRIA UMA FONTE, CUJA FORNEÇA OS DETERMINADOS GENES PARA REPRODUZIR O PRODUTO DESEJADO.
OS BIOCOMBUSTÍVEIS PRODUZIDOS EM GRANDE ESCALA SÃO: ETANOL E BIODÍSEL, PORÉM EXISTEM DIFERENTES CLASSES DE MOLÉCULAS QUE PODEM SERVIR PARA PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS.
(UM EXEMPLO DE MOLÉCULAS DESEJAVEIS) O butanol foi muito importante na década de 1960, um produto do butanol é a acetona, o microrganismo responsável pela fermentação é o Clostridium acetobutylicum. O butanol possui características desejáveis como combustível substituto de gasolina, tal como: Sua densidade energética é 50% maior do que o etanol e pode ser transportado por tubulações por carregar menor teor de água, porém como seu desempenho em motores ainda não é bem estudado ele pode ser usado como combustível de mistura.
BIODIESEL > Atualmente é obtido por uma reação de transesterificação catalítica (SE DER, PESQUISAR O QUE É ISSO)
Embora os M.O não produzam biodiesel, devido ao seu metabolismo, alguns, como a bactéria Acinetobacter baylyi, produz uma quantidade significativa de lipídios de armazenamento na forma de triacilglicerídeos e ésteres graxos .
Assim foi possível produzir uma cepa de E. Coli modificada, contendo os genes envolvidos na síntese de ésteres graxos e os genes produtores de etanol da bacéria Zymomona mobilis, essa cepa recombinante quando em meio contendo ácidos graxos, produz biodiesel em 26% de peso seco da biomassa. Embora essa conversão esteja longe da necessária para o desenvolvimento de um processo industrial, conseguiu-se provar a viabilidade desse novo enfoque. http://www.grupocultivar.com.br/site/content/artigos/artigos.php?id=881 (eu peguei esse texto que eu re-digitei, utilizando o site a cima)
...

Relacionados

  • Gestão de energéticos derivados de petróleo em mineradoras.
    17193 palavras | 69 páginas