D.C, matamorfose e sibsidios da atuaçao no campo da educação

1238 palavras 5 páginas
Durante o Pan Americanismo Monroísta, o Serviço Social sofre algumas configurações. Os Assistentes Sócias foram de suma importância para a introdução do mesmo em diversas localidades.
A proposta monroísta promoverá o domínio dos E.U.A sobre as outras nações, ou seja, a sua hegemonia.
Os E.U.A. direciona equipes multidisciplinares para as comunidades, introduzindo assim o D.C pela participação popular no desenvolvimento do país, com uma ideologia de conseguir estabelecer o domínio, a expansão, o livre comércio e a implementação do capitalismo.
Ao se envolver nessa proposta, o Serviço Social não visa apenas a profissão, mas sim o individuo, pois essa proposta tem um discurso de igualdade, entretanto, inexistente.
O Serviço Social se configura como instrumento efetivo para colocar em pratica a proposta desenvolvimentista, favorecendo tanto o Estado quanto a classe dominante.
Entre os anos 1950 e 1951, o Serviço Social repensa sua prática, atuação e atuação histórica, que compactuava para o empobrecimento e não com o bem estar social.
Os estudantes e docentes são os responsáveis pela reconceitualização do Serviço Social.
AO longo da história do Serviço Social, vermos desde sua gênese, emergência no Brasil até o atual estágio do capitalismo, uma profissão que sofre uma metamorfose como qualquer outra ,d entro de um mercado profissional de trabalho, inscrito na divisão social e técnica do trabalho na sociedade capitalista.
As bases sócio-históricas da emergência dessa profissão se encontram atrelada aos “problemas sociais” inerente ao desenvolvimento do capital e da expansão urbana da sociedade como visto anteriormente.
O Estado e o empresariado progressivamente vão atribuindo determinantes que irão conferir legitimidade e institucionalização à profissão, ampliando o mercado de trabalho para o enfrentamento das expressões da “questão social”, que são objetos de intervenção desse profissional, por meio da materialização das práticas sociais.
O mercado nacional

Relacionados