CUIDADOR FAMILIAR: sentimentos e dificuldades com o serviço de psiquiatria e no convívio diário com o Portador de Transtorno Mental (PTM)

3634 palavras 15 páginas
CUIDADOR FAMILIAR: sentimentos e dificuldades com o serviço de psiquiatria e no convívio diário com o Portador de Transtorno Mental (PTM)

PENA, José Luis da Cunha
BARBOSA, Rayllane da Silva FERNANDES. Daniel Monteiro
LOBATO, Maíra Andrade
RESUMO

Com a reforma psiquiátrica as famílias dos portadores de transtornos mentais- PTM assumem papel central na sua reabilitação, assim a responsabilidade pelos cuidados ao portador de transtorno mental deixa de ser menos das instituições e passa a ser mais dos cuidadores familiares. Os transtornos mentais acometem maior número de pessoas conseqüentemente o aumento de cuidadores familiares, esse crescimento mostra-se como fator motivador para o desenvolvimento da pesquisa, haja vista que o cuidador familiar é uma peça primordial para a estabilização do doente. O estudo teve como objetivo analisar sentimentos e dificuldades do cuidador familiar para com o serviço de psiquiatria e com o PTM no convívio diário. Trata-se de um estudo do tipo descritivo com abordagem qualitativa, realizada no Serviço de Internação Psiquiátrica do Hospital de Clinicas Dr. Alberto Lima – HCAL tendo como participantes cuidadores familiares de PTM que estavam internados no referido serviço no período de novembro e dezembro de 2012. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário sociodemografico e um roteiro de entrevista semiestruturada, contendo questões abertas. Após a coleta de dados e transcrição dos relatos iniciou-se o processo de análise de conteúdo da temática, realizou-se a categorização das respostas dos entrevistados. A partir das entrevistas, foi possível elaborar 2 categorias: 1- Sentimentos frente ao cuidar do PTM e 2- Dificuldades referentes aos cuidados do PTM: cuidados diretos e com o serviço oferecido. O contato com os cuidadores familiares do PTM evidenciou que esses vivem consideráveis alterações em suas dinâmicas familiares a partir do diagnóstico do adoecimento mental, a enfermagem, bem como toda a

Relacionados