CONTRIBUIÇÃO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA PARA A ENGENARIA ECONÔMICA

735 palavras 3 páginas
CONTRIBUIÇÃO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA PARA A ENGENARIA ECONÔMICA
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Finanças – Engenharia Econômica

2013
RESUMO:
Este trabalho aborda os conceitos e teorias da matemática financeira, e faz a ligação deles com a engenharia econômica, onde essas teorias são aplicadas para fazer diversos cálculos como analise de investimentos, de retorno e outras operações feitas diariamente dentro de uma organização.

Palavras chaves: Investimentos, matemática financeira, ferramentas, aspectos práticos

INTRODUÇÃO Este trabalho procura mostrar a relação entre matemática financeira e engenharia econômica sendo que a matemática financeira utiliza uma serie de conceitos matemáticos aplicados a análise de dados financeiros. Os problemas mais comuns são relacionados com Valor do dinheiro no tempo (juros e inflação) e a aplicação disto em investimentos a empréstimos e a viabilidade financeira de projetos. A engenharia econômica por sua vez utiliza-se destes conceitos matemáticos para analisar e tomar decisões entre as alternativas de investimentos relativas a aquisição de bens de capital, substituição de equipamentos melhoria de processos, implantação ou substituição de plantas industriais, tonto de empresas particulares ou do governo, indicando qual a melhor ação a ser tomada ou o investimento mais rentável a ser feito.

MATEMÁTICA FINANCEIRA VS ENGENHARIA ECONMICA A matemática financeira é considerada a principal ferramenta da engenharia econômica. para que seja possível a comparação entre as diversas possibilidades de investimentos usam-se os cálculos da matemática financeira. Para se fazer o uso da engenharia econômica e necessário conhecer os conceitos da matemática financeira. Segundo W. Ireson, no livro “Principles of Engineering Economy” a engenharia econômica compreende “ os conceitos e técnicas necessárias para se tomar decisões relativas à aquisição de e à disposição de bens de capital, na industria e

Relacionados

  • Elza_Hofer
    41070 palavras | 165 páginas
  • Projeto Pedagógico Eng Civil PUC Minas
    22313 palavras | 90 páginas
  • Livro Vol8 2013
    70699 palavras | 283 páginas