Competncia e Sensibilidade Solid‡ria: educar para a esperana

1222 palavras 5 páginas
Assmann, Hugo; Sung, Jung Mo (2000) Competência e Sensibilidade Solidária

Competência e Sensibilidade Solidária: educar para a esperança
Armando Rocha Júnior
Universidade Presbiteriana Mackenzie

O

s autores da presente obra procuram explicitar aos leitores conceitos gerais de sensibilidade solidária e solidariedade social, discutindo como se pode pensar o tema e as formas mais adequadas para organizar a sociedade em busca desses sentimentos. Por se tratar de um tema que envolve sentimentos, emoções, afetividade e sensibilidade, além de ser veiculado em campanhas promovidas por correntes religiosas, tomam o cuidado de, em momento algum, permitir que ele seja revestido ou direcionado à religião pura e simples. Pelo contrário, discutem modelos econômicos, culturais, educacionais, éticos etc.
Em todos os momentos preocupam-se em alertar o leitor para a necessidade de considerar a realidade brasileira e, por extensão, a da América Latina, impedindo devaneios ilimitados que poderiam surgir ao se tratar a questão: “solidariedade”. Sabem compreender a realidade comercial contemporânea, a competição, a força do poder econômico, a força dos traços culturais que carregamos e vamos continuar carregando e, acima de tudo, sabem valorizar a importância da educação para minimizar as desigualdades.
Abordam o tema “globalização” compreendendo-o e deixando claro que se trata de algo que não acabará. Reconhecem as novas tecnologias, discutem quanto elas excluem o ser humano de uma vida mais digna. Destacam a educação e a humanização do Estado e das empresas, apontando alguns rumos sem, contudo, esquecerem-se da realidade que é a economia de mercado. A ética não é esquecida, e a valorização das relações interpessoais e a força da sociedade também não. Valorizam a ação humana, repudiando devaneios desnecessários, bem como o perfeccionismo que acaba por paralisar, por excesso de zelo, possíveis ações de cunho empreendedor em busca da solidariedade. Ressaltam a

Relacionados

  • direito da familia
    44287 palavras | 178 páginas

Outros Trabalhos Populares