Ces´´ario verde

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gênio! Esta é a palavra que pode definir o poeta português Cesário Verde, que foi um dos poucos que se aventurou pela poesia realista, na segunda metade do século XIX. Verde incorporou em seuspoemas figuras à margem da sociedade. Falou de prostitutas, da decadência urbana, etc.
Em “Cinismos”, é possível conferir a força dos versos do aludido poeta. Formado por cinco tercetos, umaestrofe contendo apenas um verso e por decassílabos, o poema, antes do remate, dá toda a ideia de um amor nos moldes ultra-românticos. Entretanto, o eu-lírico, confirmando o título, encerra,magistralmente, o poema, jogando todo o sofrimento romântico por terra.
Torna-se assim evidente que, nos seus poemas de apresentação, Cesário pretendeu afirmar a sua diferença em relação ao modo decomposição romântica. A sua ironia inicial ganhou, progressivamente, contornos mais satíricos nos poemas «Impossível!»; em «Lágrimas» e em «Cinismos», onde o riso do amante é contraposto aos―soluços consumidos‖ da amada; em «Proh Pudor!», no qual o ―furor impertinente‖ feminino se traduz em fazer cócegas nos pés do homem; em «Manias», onde a vida é definida como ―chula farsa assobiada‖;em «Vaidosa», composição que retrata uma mulher fria, presumida, cheia de amor-próprio, caracterização em tudo oposta à figura angelical45.
A referência ao riso, neste conjunto de poemas,acentua o desajuste da ―camena original‖ de Cesário em relação ao sentimentalismo romântico. Carlos Felipe Moisés deduziu desta contestação irónica um sentido crítico ―que denuncia uma atitudeinquieta, insatisfeita, iconoclasta, avessa à acomodação e às poses convencionais‖ (ver Secção 3, nota 33). Esse mesmo sentido é indicado, ainda que indirectamente, por António Quadros46 que,respeitando a divisão de O Livro, se refere à secção «Crise 40
Romanesca» como sendo de inspiração romântica, embora o poeta recorra a comparações inesperadas que impedem o extasiamento do...
tracking img