`Cenários econômicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5073 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Fundamentos de Macroeconomia
2.1. Conceitos
Parte da ciência que localiza o comportamento do sistema econômico como um todo. Tem como objetivo de estudo as relações entre os grandes agregados estatísticos: a renda nacional, o nível de emprego e dos preços, o consumo, a poupança e o investimento totais. Esse direcionamento fundamenta-se na idéia de que é possível explicar a operação daeconomia sem que haja necessidade de compreender o comportamento de cada indivíduo ou a empresa que dela participam. Ao detectar as forças gerais que impedem os agregados em determinada direção, a macroeconomia estabelece as chamadas forças de ajuste ou equilíbrio, que explicam o comportamento econômico, caracterizando-o, de forma mecânica, como um sistema de igualdades de equilíbrio. É supostoque a demanda agregada de algum bem deve ser igual à oferta agregada desse mesmo bem. A teoria macroeconômica fornece parâmetros que permitem que a mensuração da atividade econômica geral de dado sistema simplifique o modelo agregativo, tornando possível a utilização de um número restrito de variáveis fundamentais. Isso porque trabalha sobre relações estatísticas estáveis entre as diversas variáveisagregadas, eliminando muitos fatores que afetam o comportamento individual. Dessa maneira, permite a análise e mesmo a previsão do comportamento das economias capitalistas desenvolvidas. Essa limitação a um tipo bem determinado de formação econômico-social explica-se, por um lado, pelo fato de a análise macroeconômica utilizar pressupostos e instrumentais referente as forças de mercado, quedesempenham papéis de pouca ou nenhuma importância em economias de planejamento centralizado, inspiradas no modelo da ex-União Soviética. Além disso, uma análise agregativa macroeconômica exige um instrumental estatístico bastante complexo, que os países capitalistas subdesenvolvidos dificilmente podem oferecer. Mais ainda, esse tipo de análise supõe como dadas certas condições que se apresentam comometas longínquas para muitas sociedades subdesenvolvidas: um grande estoque de capital, força de trabalho especializada, mercado financeiros eficientes etc. Essas condições impuseram um relativo atraso à elaboração de modelos macroeconômicos em países com as características do Brasil, que a partir de 1956 dispôs de dados estatísticos mais precisos, elaborados pela Fundação Getulio Vargas, e que sóem 1964 começou a construir modelos macroeconômicos. (SANDRONI, Paulo. Dicionário de Economia do Século XXI. São Paulo: Recard, 2008).
2.2. Macro e Micro
Em sentido muito geral, a Macroeconomia trata do funcionamento da Economia como um todo, inclusive como se determinam a produção total de bens e serviços e o emprego total de recursos, bem como o que força esses totais flutuar. Procuraexplicar por que, com uma força de trabalho, apenas 90% se acham em condições de encontrar emprego e por que, com uma capacidade física, na forma de trabalhadores, fábricas, equipamento e tecnologia capaz de produzir um valor total de bens e serviços, apenas podem ser produzidos uma fração desses bens e serviços. Também procura explicar por que o total de bens e serviços produzidos cresce a uma taxadiferente de um ano para outro e por que, em alguns períodos, o nível de preço do total de bens e serviços produzidos cresce acentuadamente, enquanto em outros permanece estável ou chega mesmo a decrescer. Em resumo, a Macroeconomia tenta responder a perguntas verdadeiramente “grandes” da vida econômica – pleno emprego ou desemprego, produção da capacidade ou subcapacidade, uma taxa satisfatóriaou insatisfatória de crescimento do produto, inflação ou deflação.
Por outro lado, a Microeconomia se preocupa não com o produto total, o emprego total ou a despesa total com todos os bens e serviços combinados, mas com o produto de certos bens e serviços, de algumas firmas ou indústrias, e a despesa com certos bens e serviços, de determinada família em determinados mercados. A unidade de...
tracking img