C.T.M. - Eletrodo

1573 palavras 7 páginas
ELETRODO DE SACRIFÍCIO

1. TÍTULO

Eletrodo de Sacrifício – Prática 01 realizada no dia 20 de Agosto de 2013.

2. OBJETIVO

Proteger metais menos nobres com eletrodo sacrifício.

3. RESUMO

Para a realização do experimento foram lixados 4 pregos com uma palha de aço, para que não restasse sujidade no mesmo. Para fins de comparação, foi depositado um dos pregos sozinho num copo com água, no qual após seis dias sofreu oxidação. Em um segundo foi colocado um prego com um pedaço de zinco em água e o mesmo também enferrujou. No terceiro copo foi colocado um prego com uma placa de magnésio e água, depois de 6 dias não ocorreu mudança na aparência do prego. No ultimo copo colocamos um fio de cobre enrolado no prego com água e o mesmo enferrujou.

4. INTRODUÇÃO

Eletrodo de Sacrifício é qualquer metal utilizado em estruturas submetidas a ambientes oxidantes, com o objetivo de ser oxidado em seu lugar. Esse metal deve possuir menor poder de redução do que o material utilizado na estrutura, para que possa ser "sacrificado" e protegê-la.
Um exemplo de aplicação de eletrodo de sacríficio é o que ocorre nas estruturas metálicas dos navios. Para protecão dos cascos quanto à corrosão, são fixadas pequenas barras de cobre e, como o cobre é mais reativo do que o aço, os efeitos da oxidação provocados, tanto pelo ar como pela água, são primeiramente sentidos nas barras de cobre. Esses metais são conhecidos como anodos de sacrifício ou eletrodos de sacrifício e funcionam como uma espécie de para-raios, absorvendo a oxidação e evitando que a estrutura principal se oxide.

5. MATERIAIS E MÉTODOS

5.1.Materiais Utilizados

• 4 copos de água de 180 mL.
• Fio de nylon.

5.2. Reagentes Utilizados

• 4 pregos de ferro (não galvanizados).
• 1 pedaço de zinco metálico.
• 1 pedaço de fita de magnésio.
• 1 pedaço de 10 cm de fio de cobre 4mm.

5.3. Procedimento Experimental

COPO 1: O prego foi lixado com uma palha

Relacionados

  • An Lise EMG Dos Exerc Cios TERRA Vs STIFF Dissertacao Ewertton Bezerra
    19065 palavras | 77 páginas