C.p; uc7-ra1 esterotipos e perconceitos

485 palavras 2 páginas
Cidania e Profissionalidade:
Ra-1
Reflecção e critica: estereótipos e preconceitos
19-02-2013
Escola Secundaria da Cidadela
Gonçalo Miguel Cordeiro Marau; nº37; turma A

Índice 1. Introdução____________________________ pág.3 2. Representações pessoais e sociais de estereótipos e preconceitos__________________________pág.4 3. Conclusão_____________________________pág.5

Introdução
O ponto de partida de desenvolvimento deste trabalho foi a reflexão sobre o filme Crash (2004), realizado por Paul Haggis, que tem como cenário a cidade de Los Angeles e cujo enredo retrata a sociedade como bastante xenófoba onde a ação dos personagens é profundamente influenciada pelo medo e pelo preconceito.
As personagens intervenientes no filme são representações dos vários estereótipos étnicos e raciais existentes, sendo que cada uma sofre ou inflige alguma espécie de discriminação. Todos os acontecimentos que são retratados no filme estão interligados de uma forma ou doutra através dos conflitos entre personagens onde o preconceito tem um papel determinante na ação pois influencia em muito as emoções e ações demonstradas pelos intervenientes.

Representações pessoais e sociais de estereótipos e preconceitos.

Primeiro que tudo é necessário, para fins de clarificação, fazer a distinção entre estereótipos e preconceitos:
Um preconceito é um juízo ou atitude discriminativa em relação a um determinado grupo de pessoas, lugares ou tradições com base em ideias preconcebidas.
O estereótipo é uma impressão, uma imagem generalizada sobre as pessoas que compõem um determinado grupo étnico por exemplo. Os estereótipos são muitas vezes projetados pelos média, e são particularmente usados na comédia como forma de caricaturizar.

Fig.1: exemplos de estereótipos.

Os estereótipos levam a atitudes discriminativas e ao preconceito pois ao passam uma impressão negativa de todos os indivíduos num grupo, o que pode ser uma representação falsa porque os

Relacionados