C LESTIN FREINET

1957 palavras 8 páginas
CÉLESTIN FREINET
Em 15 de outubro de 1896 nasceu Freinet, em Gars, num vilarejo no sul da França. Passou a infância e começo da juventude na zona rural. Queria ser professor e estudou na escola normal de Nice.
Em 1914 com inicio da primeira guerra mundial, Freinet interrompe os seus estudos e participa do combate. É gravemente ferido nos pulmões e passa dois anos por vários hospitais.
Em 1920, na aldeia Bar-sor-Loup, nos Alpes-Maritimes, Freinet inicia o seu trabalho em uma pequena e mal conservada escola.
Recomeça a estudar sozinho. Observa e registra atentamente os interesses, problemas e a personalidades das crianças.
Interessa-se por autores como Rousseau, Claparède e Ferriére e principalmente por Pestalozzi. É aprovado nos exames de habilitação para professor.
Começou a questionar a eficiência das rígidas normas educacionais: filas, horários e programas oficiais.
Percebeu que o interesse das crianças, estava fora da sala de aula, por isso foi o primeiro a propor as aulas passeio. A partir dessa proposta as crianças iam explorando e descobrindo coisas inesperadas garantindo significado a aprendizagem. Hoje é chamada de aula das descobertas.
Entre 1922 e 1924 toma contato com importantes trabalhos na área de educação em vários países da Europa e participa do Congresso da liga internacional para Educação Nova.
Procura uma nova técnica de aprendizagem da leitura e da escrita. Durante vários anos cria técnica e teorias nessa direção: “Texto livre” “correspondência escolar” “Imprensa escolar” e ”Livro da vida”.
Freinet em 1927 editou seu primeiro livro “ A imprensa na escola”.
No mesmo ano é criado a revista “La Gerbe” reunindo texto poemas e desenhos das crianças de várias escolas da França. Nasce a Cooperativa do Ensino Laico – CEL
Realiza-se o primeiro Congresso de Movimento Internacional de Material imprenso na escola.
Em 1928, pediu sua transferência para uma pequena e típica vila medieval: Saint-Paul-de Vence, mesma época em que Èlise tornou-se

Relacionados