C lculo da supereleva o para uma curva circular horizontal

1157 palavras 5 páginas
Cálculo da superelevação para uma curva circular horizontal
* Iran Carlos Stalliviere Corrêa
Departamento de Geodésia
Instituto de Geociências-UFRGS
Av. Bento Gonçalves, 9500 Caixa Postal 15.001
91501-970 Porto Alegre-RS iran.correa@ufrgs.br Resumo
O presente trabalho trata da determinação da superelevação a ser aplicada a uma curva circular horizontal de uma estrada para que a força centrífuga seja vencida por um veículo que por ela trafegar. vação (e) deverá estar compreendido entre os seguintes valores:

Se o coeficiente de atrito transversal (f) for igual a zero, o veículo será equilibrado exclusivamente pelo efeito da superelevação.

O processo apresentado é simples e de fácil obtenção, permitindo estabelecer segurança ao tráfego da rodovia.
Introdução

Este trabalho trata da determinação da superelevação que uma curva horizontal circular deve apresentar para que a mesma permita o deslocamento de um veículo, vencendo a força centrífuga e tornando o deslocamento do veículo seguro.
A aplicação da superelevação em uma curva horizontal circular de uma estrada se faz necessária a partir do raio mínimo desta curva, que a torne segura aos veículos que por ela trafegarem.
Pretende-se aqui apresentar o desenvolvimento simplificado para a determinação da superelevação a ser aplicada em uma curva horizontal circular.
Desenvolvimento
Na elaboração de um projeto de estrada, nos deparamos com inúmeras seções da estrada onde devem ser locadas curvas horizontais circulares ou mesmo curvas horizontais de transição.
Estas curvas, dependendo da velocidade a ser aplicada a estrada, deverão estas apresentar uma superelevação.
A superelevação imposta a uma curva circular é a inclinação transversal que a mesma deve apresentar a fim de que os veículos que passarem pela mesma, possam vencer a força centrífuga (Fc) desenvolvida nos veículos, impedindo q derrapagem dos mesmos.
A força centrífuga (Fc) é função do raio de curvatura (R) e da velocidade imposta ao veículo (V).
Para uma

Relacionados