C Lamo Arom Tico

740 palavras 3 páginas
Cálamo Aromático
Nome Científico: Acorus calamus L.
Nomes populares:
Família: Araceae
Características Principais: Cálamo aromático, ou cana cheirosa, é uma planta aquática que tem o tronco subterrâneo e raízes (tubérculos) chatas, finas. Este tronco tem gosto amargo e é bastante aromático, daí o nome da planta.
Uso Terapêutico: Pode ser usado contra bronquites, catarro, tosse e problemas digestivos. Possui benefícios no combate à flatulência, ao vômito e ao raquitismo e, além disso, auxilia na digestão pesada e em caso de escassez de suco gástrico, ou de gastrite crônica, uma vez que elimina os gases presentes no sistema digestivo. Pode ser usado ainda como um relaxante muscular e como sedativo suave para o sistema nervoso, agindo no combate à halitose e gastrite de origem nervosa, à hiperazotemia, inchaços e icterícias.

Carqueja Amarga
Nome Científico: Baccharis trimea
Nomes populares: bacanta, bacárida, cacália, cacália-amarga, vassoura.
Família: Asteraceae
Características principais: É um arbusto de pequeno porte, possui caule lenhoso, alado com folhas bastante reduzidas e ovais. A Baccharis trimera é mais encontrada em campos e beiras de estradas e a articulada é mais comum em terrenos úmido e banhado.
Uso Terapêutico: Afecções febris, afecções gástricas, intestinais, das vias urinárias, hepáticas e biliares, afta, amigdalite, anemia, angina, anorexia, asma, astenia, azia, bronquite asmática, chagas venéreas, coadjuvante em regimes de emagrecimento, colesterol desintoxicação do fígado, diabete, diarréias, dispepsias; doenças venéreas; enfermidades da bexiga, do fígado, dos rins, do pâncreas e do baço; espasmo, esterilidade feminina, estomatite, faringite, feridas, fraqueza intestinal, garganta, gastrite, gastrenterites, gengivite, gota, hidropisia, impotência sexual masculina, inflamações de garganta, inflamação das vias urinárias, intestino solto, lepra, má-digestão, mal estar, má-circulação, obesidade, prisão de ventre, reumatismo, úlceras (uso

Relacionados

  • resumo de farmacologia
    93026 palavras | 373 páginas
  • estudante
    63920 palavras | 256 páginas
  • F Sica Uma Abordagem Estrat Gica Vol 1 2 Ed 2009
    289189 palavras | 1157 páginas