c. contabeis

Páginas: 5 (1067 palavras) Publicado: 10 de março de 2014
A sociologia é o estudo da sociedade e sua influência sobre o comportamento humano, por meio da utilização de métodos científicos nas abordagens dos fenômenos sociais.
Conceitos básicos da sociologia
A unidade fundamental para a sociologia é o grupo social, conjuntos de pessoas que tem interesses em comum e se integram um com os outros durante certo tempo. Podemos dividir em dois grupos:Primários: São pessoas laços mais próximas, com maior intimidade e de longo prazo. Como, família, amigos, amigos de infância de escola, ou seja, pessoas que o individuo interagem mais pessoalmente.
Secundários: São formados por indivíduos com interesses em comuns, mais que depois de satisfeito dentro de certo prazo, terminam com a dissolução do grupo. Como, colegas em geral, vizinhos, professores,patrões, motoristas entre outros, ou seja, pessoas que possuem pouco ou nenhum contato íntimo, restrito.
Conforme os grupos crescem podem se tornar formais e informais, ou seja, com regras e normas explicitas ou implícitas.
Um grupo pode se tornar uma organização, várias pessoas unidas em torno de objetivos, formando uma combinação de esforços individuais em prol de propósitos coletivos. Dessemodo os grupos, as organizações podem ser voluntárias ou coercitivas.
Grupos ou organizações voluntários são aqueles onde os membros se reúnem espontaneamente.
Coercitivas são aqueles em que os membros são forçados a se reunirem, a estarem juntos.
Diferente de uma organização, uma instituição pode ser definida como um conjunto de pessoas que, não tendo necessariamente objetivos coletivos, éunificado pelo conjunto de tradições que segue.
Cultura
A cultura pode ser definida como um conjunto de valores que une e confere identidade a um grupo, ditando parâmetros de conduta que unificam comportamentos e ações.
Aos olhos da Sociologia, cultura é tudo aquilo que resulta da criação humana. São ideias, artefatos, costumes, leis, crenças morais, conhecimento, adquirido a partir do convíviosocial.
Os padrões culturais são aprendidos, transmitidos de uma geração para outra.
Os elementos culturais são: artes, ciências, costumes, sistemas, leis, religião, crenças, esportes, mitos, valores morais e éticos, comportamento, preferências, invenções e todas as maneiras de ser (sentir, pensar e agir). Desse modo os padrões culturais são aprendidos, transmitidos de uma geração para outra.Sociedade
Nossa sociedade está organizada segundo uma hierarquia, compondo uma estrutura social.
Cada individuo, conforme suas condições pessoais e sua formação social, tende a ocupar um lugar na estrutura, exercendo um papel social especifico que fará com que se comporte conforme as expectativas do grupo, independente de sua vontade.
O comportamento das pessoas envolve o que se espera delas ouaquilo que ela mesma imagina que é esperado, determinando papéis sociais que conferem status.

Integração Social
Troca de conhecimentos e experiências entre pessoas, podendo modificar o comportamento de pessoas envolvidas. A interação é o meio através do qual ocorre a socialização.
Os ínvidos se socializam através dos contatos e da interação social, podendo ocorrer entre umapessoa e outra, entre uma pessoa e um grupo e entre um grupo e outro.
Processos Sociais
Cooperação: ações conjuntas exemplificadas pela divisão social do trabalho.
Competição: disputa por bens e vantagens limitadas. Regulação é Competição consciente rivalidade conflito

Conflito: periódico e intermitente devido ao grau de tensão social que envolve os indivíduos. Pode também aliviar tensõesinternas. Ex. Litígio, sabotagem, revolução, guerra.

Acomodação: redução de situações de conflito sem que haja mudança de sentimentos ou atitudes. O conflito fica controlado por coerção, tolerância, compromisso ou acordo, conciliação.
Assimilação: processo profundo e durável ode alteração dos modos de pensar e agir que garante solução permanente para conflitos. Grupos diferentes se tornam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atps 3 c. contabeis
  • Apresentacao AULA 1 PPI VI C Contabeis
  • ç~ç;ç;ç;
  • .ç;ç~ççççç~ç
  • ç´l´ç´ç
  • contábeis
  • Contábeis
  • contabeis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!