C# caracteristicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1993 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
8 – C#

8.1 – Principais características do C#
Prosseguindo com os estudos de LOTAR (2007). Sendo a linguagem que, de certa forma, mais identifica a plataforma .Net é também a mais usada pelos desenvolvedores da tecnologia. O C# esta de tão ligado a plataforma, que não existe o conceito de código não-gerenciado (unmanaged code), suas estruturas de dados primários são objetos correspondentes aodo framework, além de classes, interfaces, exceções e outras características que entram na mesma definição.
Melhorada em comparação ao C e C++ e como a plataforma totalmente voltada ao paradigma da orientação a objetos, tirando o trabalho mais complexo do programador. Ponteiros e aritmética sem checagem só podem ser utilizados em uma modalidade especial denominada modo inseguro, ou unsafe mode,de normal objetos são referenciados de maneira segura e operações aritmética são checadas contra sobrecarga (overflow), liberação de objetos por coleta de lixo (garbage collector) quando não há mais referência ao mesmo, não é permitida a múltipla herança de classes, mas se pode implementar diversas classes abstratas.
Segurança quanto às conversões de tipos, permitindo apenas os tipos seguros comoampliação de inteiros e conversões de tipos derivados para tipos base são feitas de 21 forma implícitas, para os outros tipos é preciso que o programador explicitamente as marque.
Muito comparada ao Java, vale lembrar que as cada uma tem suas peculiaridades que podem confundir o desenvolvedor, como por exemplo, C# implementa propriedades, possui o goto como estrutura de controle, XML para gerardocumentação, indexadores e a mais marcante C# pode apenas ser compilado para a plataforma Windows.

8.2 – Estrutura geral da linguagem
Programas C# podem consistir de um ou mais arquivos. Cada arquivo pode não conter namespaces, ou conter vários. Namespaces podem conter tipos, como classes, estruturas, interfaces, enumerações, e representantes (delegates), além de outros espaços. A seguirtemos o esqueleto de um programa C# que contém todos esses elementos.
C#
using System;
namespace YourNamespace
{
class YourClass
{
}

struct YourStruct
{
}

interface IYourInterface
{
}

delegate int YourDelegate();

enum YourEnum
{
}

namespace YourNestedNamespace
{
struct YourStruct
{
}}

class YourMainClass
{
static void Main(string[] args)
{
//Your program starts here...
}
}
}
8.3 – Declaração de variáveis

Para criarmos uma variável no computador, devemos declarar esta variável. No C# a declaração de variável é feita da seguinte maneira:
<tipo> NomeVariável
Exemplo:
int qtd //Declara uma variável dotipo inteira como nome de qtd.
string nome //Declara uma variável do tipo texto/caractere com o nome de nome.

8.4 – Tipos de variáveis

Como toda linguagem tem seus tipos de dados, com o C# isso não seria diferente! Temos os tipos de dados numéricos e os tipos de dados, texto/caractere e lógico.
Texto/caractere:
– string, para armazenamento de cadeia de caractere.
– char, para armazenarum único caractere.
Numérico:
- int, armazena dados do tipo inteiro.
- decimal, armazena valores numéricos com casas decimais.
- double, armazena valore numéricos grande, com casas decimais, ou seja, suporta valores decimais maiores que uma variável do tipo decimal.
- float, utilizado, em geral, para cálculos científicos de grande precisão. Armazena valores numéricos com casas decimais comprecisão maior que uma varável do tipo double.
- long: suporta números inteiros maior que o maior valor suportado pela variável do tipo int.
Lógico:
– bool: armazena a valores lógicos. Verdadeiro (true) ou Falso(false).
Bastante tipos de dados. Você deve estar se perguntando: para que tantos tipos de dados assim? Cada tipo de variável utiliza uma determina quantidade de bytes na memória do...
tracking img