C.Calcário

1187 palavras 5 páginas
Qual a Importância do PRNT do Calcário?
Numa postagem anterior escrevemos sobre a importância de não comprar calcário baseando-se somente pelo preço mais baixo. Veja no link abaixo, as informações sobre este assunto:
Por que não comprar calcário pelo preço?
O calcário deve ter características que lhe confiram qualidade. A neutralização da acidez do solo requer um corretivo que neutralize a acidez do solo, no menor espaço de tempo, e que apresente um efeito residual durante dois a três anos. A escolha de um calcário mais barato poderá tornar antieconômica a sua aplicação. Além disto, dependendo da granulometria, a reação para neutralizar a acidez do solo poderá ser mais longa, onde as culturas de ciclo curto não aproveitarão os benefícios da calagem. Na escolha de um calcário deve-se levar em conta o Poder Relativo de Neutralização Total (PRNT). O PRNT, por sua vez, depende do poder de Neutralização (PN) e da Reatividade (RE).
O que é PN do calcário?
O Poder de Neutralização ou PN, é expresso em relação à do carbonato de cálcio puro que é considerado como 100%. Deste modo, o PN dos corretivos é o equivalente em carbonato de cálcio (ECaCO3). Os compostos de magnésio, por suas características químicas, têm PN maiores que os de cálcio.
Qual a vantagem do PN de um calcário?
Quanto maior o PN de um calcário, maior é a quantidade de ácidos que ele neutraliza. A cal virgem e a cal apagada possuem PN maiores que 100% ,devido à presença de óxidos e hidróxidos de cálcio. As quantidades a serem aplicadas, com estes produtos, serão bem menores. A legislação brasileira determina que os calcários, para serem comercializados, devem possuir, no mínimo. 38% de CaO + MgO. Como o cálcio e o magnésio, nos calcários, estão na forma de carbonatos, e não de óxidos, é necessário uma conversão. O teor CaO e MgO é uma maneira dos laboratórios expressarem os resultados das análises. O equivalente em carbonato de cálcio do CaO é igual a 1,78 e do MgO é igual a 2,48.
Como se calcula o

Relacionados