Brainstorming‏

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2036 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAI Básico Logística
Turma: 35553
Discentes: Rafaela Bastos
Adson Santana
Tailan Costa
Analine Passos
Disciplina: Qualidade e Produtividade
Docente: Felipe Argôlo

Brainstorming

Salvador-2012

* Visão Geral

Todas as organizações precisam submeter-se a mudanças. Essas mudanças são condicionadas por fatores internos e externos – uma constante melhoria de seus produtos eserviços, um maior grau de satisfação do cliente e ideias inovadoras de aproximação são essenciais para a sobrevivência em um mundo de competição intensa.
Hoje em dia, mudanças estão acontecendo em um ritmo ainda mais acelerado, respaldadas pelo progresso tecnológico, globalização e a revolução da informação.
Para implementar estas mudanças, uma organização necessita de novas ideias. Mas ideias nãoexistem por si só – elas são criadas por pessoas. Pessoas criativas são o recurso vais valioso de uma organização, então todo método que garanta o seu melhor uso tem de ser usado, de modo a desenvolver sua criatividade natural.
Isto não é sempre fácil. Você não pode fazer uma pessoa ser mais ou menos criativa.
Contudo, existem métodos e acessos que podem ajudar a impulsionar o potencial do cérebro ea criação de novas ideias. Um desses acessos é o Brainstorming.


* O que é

Brainstorming é uma boa forma de pensar e um bom caminho a seguir para a criação de um novo slogan para um produto, ou para um novo tema para uma campanha.
Esta é uma boa forma de pensar e de encontrar ideias para uma história de um jornal ou para coluna de uma revista.
Deve utilizar-se esta técnica paraproblemas que tenham um final em aberto. Como em todas as técnicas criativas, o problema deve ser descrito em termos específicos para que ideias específicas possam ser geradas. Generalidades, mesmo as mais brilhantes, são raramente as soluções mais criativas. Um problema de brainstorming deverá ter um grande número de possíveis soluções. A resposta nunca é demasiado restrita.





*Quando usar

O Brainstorming é útil quando de deseja gerar em curto prazo uma grande quantidade de ideias sobre um assunto a ser resolvido, possíveis causas de um problema, abordagens a serem usadas, ou ações a serem tomadas.





* A técnica de Brainstorming


Brainstorming possui inúmeras definições, mas o mais comum é defini-lo como o caminho para gerar ideiasrelacionadas a um tópico específico. Normalmente, Brainstorming envolve um grupo de pessoas gerando um apanhado de ideias em um curto período de tempo.
A chave para o Brainstorming é adiar o processo de avaliar ideias até uma última instância. Os participantes mantém uma gravação de suas ideias do modo como elas vieram à cabeça, sem pensá-las posteriormente. Pensamentos heterodóxicos e incomuns sãobem-vindos, e não são permitidas críticas ou justificativas, para encorajar a participação.
Apesar de uma pessoa poder utilizar o Brainstorming individualmente, a técnica funciona melhor em um grupo. As ideias expostas por um participante despertam mais ideias dos outros, comumente baseadas em associações, e os participantes podem gerar e compartilhar experiência e conhecimento entre si.
Uma sessãode Brainstorming em grupo é melhor conduzida em uma sala de tamanho médio, com seus integrantes sentados de forma que possam todos visualizar-se entre si.
As ideias podem ser gravadas em um quadro-negro, uma folha de papel ou um computador conectado a um projetor de parede. É recomendável que nenhuma distração (como celulares, por exemplo) esteja presente.
A sessão termina quando o suprimentode pensamentos ou ideias tenha se exaurido, ou quando o tempo estipulado para a sessão tenha acabado.
Todas as ideias gravadas são então analisadas e agrupadas de acordo com sua aplicabilidade e prioridade. Brainstorming foi originado em 1953 em um livro denominado Imaginação Aplicada (Applied Imagination), de Alex F. Osborn. O método é baseado na assunção de que um dos principais obstáculos...
tracking img