ANÁLISE TERMOELÁSTICA EXPERIMENTAL E COMPUTACIONAL, POR ELEMENTOS FINITOS, DA PAREDE EXTERNA DE UM FORNO DE COZIMENTO DE ANODOS.

323 palavras 2 páginas
ANÁLISE TERMOELÁSTICA EXPERIMENTAL E COMPUTACIONAL, POR ELEMENTOS FINITOS, DA PAREDE EXTERNA DE UM FORNO DE COZIMENTO DE ANODOS.

Teixeira, M.R.1; de Souza, R.M. 2; Mello, J.M.3

Neste trabalho foi desenvolvido um estudo sobre o comportamento de uma estrutura em concretos armado e refratários submetida a elevadas variações térmicas. A estrutura analisada consiste na parede externa de um forno de cozimento de anodos, utilizados na produção de alumínio, que está submetida temperaturas de cerca de 1200○C, devido às exigências do processo.
As motivações principais para o estudo foram a ocorrência de grandes deformações e o surgimento de fissuras na estrutura, o que poderia provocar a inutilização do forno. O objetivo do trabalho foi a investigação das causas destas anomalias, assim como o estabelecimento de propostas para reforço da estrutura. Para isso, foram realizados estudos experimentais e computacionais do comportamento da estrutura. Inicialmente, a estrutura foi monitorada utilizando-se transdutores de deslocamento e sensores de temperatura (termopares), conectados a um sistema de aquisição de dados, para obtenção e armazenamento automático das informações ao longo do tempo. Em seguida, foram desenvolvidos modelos computacionais em Elementos Finitos, com auxilio do programa Algor, realizando análises estacionárias e transientes de condução de calor, seguidas de análises de tensões de origem térmica. Como conclusão do estudo, tem-se que a metodologia proposta para a solução do problema foi bastante satisfatória, conforme mostrado no presente trabalho.

Palavras chaves: 1. forno de cozimento de anodo, 2. método dos elementos finitos, 3. análise experimental

II Congresso Internacional do Alumínio; Temário 7. Refratários; 23, 24 e 25 de agosto de 2005 – São Paulo – Brasil.

1. Engenheiro Manutenção Refratário, ALBRAS – Alumínio Brasileiro S.A
2. Professor Adjunto IV, PPGEC/UFPa – Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da

Relacionados