Agroneg+ cio da ovinocultura

2388 palavras 10 páginas
INTRODUÇÃO

Os ovinos foram uma das primeiras espécies de animais domesticadas pelo homem. A sua criação possibilitava alimento, principalmente pelo consumo da carne e do leite, e proteção, pelo uso da lã, fibra que servia como abrigo contra as intempéries do ambiente.
A ovinocultura está presente em praticamente todos os continentes, a ampla difusão da espécie se deve principalmente a seu poder de adaptação a diferentes climas, relevos e vegetações. A criação ovina está destinada tanto à exploração econômica como à subsistência das famílias de zonas rurais e populações desfavorecidas, quanto em regiões como a Nova Zelândia, Austrália, Argentina, Uruguai e Sul do Brasil, já se faz uso de técnicas mais avançadas objetivando uma elevação da rentabilidade.
Os Ovinos são classificados em dois subgêneros (Ovis e Pachyceros). O subgênero Ovis é o mais importante e compreende cinco espécies:
O. vignei (Urial); O. ammon (Argali); O. orientallis (Muflão asiático); O. musimon (Muflão europeu); O.aries (Carneio comum). No subgênero Pachyceros temos três espécies: O. canadenses (Carneiro do chifre longo); O. dali (Carneiro do Alasca); O. nivicola (Carneiro das neves). REBANHO

O rebanho é constituído da seguinte maneira; Cordeiro: Representam a principal classe dos animais abatidos, apresentam melhores carcaças, e melhor custo benefício. São animais com idade de 3 a 6 meses de idade. Ossos finos, peso vivo entre 15 e 25 Kg, rendimento de carcaça entre 40 e 50%. A carne é rosada e lisa, apresentando-se bem enxuta e (± 22% gordura), gordura é branca.
Borrego: De 1 a 1,5 anos. Apresenta uma ossatura mais desenvolvida, tem rendimento de 38 a 43%. 30 a 50 kg PS . Sua carne é mais vermelha que a anterior e com ± 35% de gordura na carcaça. Sua aceitação pelo consumidor ainda é boa, devido em grande parte ao maior peso final ao abate que dos cordeiros (transporte, comercialização).
Capão: Macho adulto castrado, (45 a 50 Kg de PV) e o rendimento médio de

Relacionados

  • ovinocultura
    25630 palavras | 103 páginas