A ÉTICA COMO FATOR PRIMORDIAL NA PERÍCIA CONTÁBIL

1302 palavras 6 páginas
RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo apresentar a importância de uma conduta ética no trabalho de perícia, desenvolvido pelo profissional perito contador. A ética contábil é provavelmente o maior atributo que um profissional da área deve preservar, pois, através de seus laudos e conclusões, decisões jurídicas, punições, deveres e direitos serão criados.

PALAVRAS CHAVES: Ética, Perito Contador, Perícia.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

A ética é um fator primordial não somente na perícia contábil, mas também em todos os segmentos da profissão do contador, porém vamos tratar especificamente desta área.
A perícia contábil não deve ser considerada uma profissão, mas uma atividade ou função praticada pelo perito contador, com conhecimentos abrangentes, principalmente nas áreas de matemática financeira, economia, direito e lógicas.
O Perito contábil deve ser um contador habilitado e registrado no Conselho Regional de contabilidade. A perícia é o método utilizado, que demonstra através de laudos a veracidade dos acontecimentos verificados e contestados pelas partes. O perito contador deve de forma clara e objetiva declarar no documento pericial o estudo, os critérios utilizados e as conclusões, sempre de forma fidedigna aos fatos apurados e agindo com imparcialidade.
O perito deve sempre revelar no Laudo porque chegou a tal resposta, seja ela negativa ou positiva.

2 OBJETIVOS

2.1OBJETIVO GERAL

Apresentar a importância da ética do perito contábil e como esta conduta é significativa para as partes envolvidas.

2.2OBJETIVO ESPECÍFICO

- Comprovar a importância de um Laudo racional e atestado por provas. - Apresentar que a formação acadêmica é essencial para exercer esta função.
- Que a ética deve ser a base do trabalho do Contador Pericial.

3 JUSTIFICATIVAS

Hoje vivemos em um mundo globalizado, onde as pessoas estão

Relacionados