A África e os africanos na formação do mundo Atlântico 1400 - 1800 / John Torton

2911 palavras 12 páginas
1. INTRODUÇÃO:

A África e os africanos na formação do mundo atlântico 1400 – 1800 / John Torton; tradução de Marisa Rocha Mota. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. John Kelly Torton, é professor de história da Boston University. Lecionou na Millersville University, University of Virgínia , Allegheny College e na Universidade da Zâmbia. Atuou como curador de mostras sobre a África para museus e fundações, entre eles o Museu de História Natural, Smithsonian Istitution, Washington, D.C. Outras obras: The Kingdom of Congo: Civil War and Transition, 1641 – 1718 ( University of Wisconsin Press, 1983). The Kongolese Saint Anthony. Dona Beatriz Kimpa Vita and the Antonian Movement, 1684 – 1706( Cambridge University Press, 1998). Warfare in Atlantic África, 1500 – 1800 (University College of London Press/Routledge, 1999).

O livro trabalha com a temática relativa à participação dos africanos na formação do mundo Atlântico, enfatizando, que a escravização dos africanos, a constituição do império da escravatura moderna, foi uma questão de oferta e demanda. O autor trata a temática de uma forma renovada, buscando expor e comprovar o papel dos africanos não como coadjuvantes mais sim como atores juntamente com os europeus na formação do Novo Mundo. O livro busca inserir os africanos neste contexto não como objeto e sim como sujeitos do processo. Mostra que o comércio de escravos se deu através da negociação entre os chefes locais e os europeus, e que a escravidão apesar de toda a sua violência não apagou a cultura trazida pelos africanos. Thorton busca explicar ao longo de 430 como se deu a escravidão, os motivos que levaram a escolha de africanos, o papel dos africanos neste processo, as dificuldades enfrentadas pelos africanos na travessia marítima as transformações da cultura africana no mundo atlântico entre outros.
A escolha do livro foi motivada principalmente por um interesse pessoal em relação ao tema, porém, muito relevante foi a forma de abordagem do autor,

Relacionados

  • Resenha o novo mundo atlantico
    1280 palavras | 6 páginas