A M Sica Pr Hispaniva Conceitos

2349 palavras 10 páginas
A música pré-hispánica Sons rituais ao longo da história
Arnd Adje Both*

Fonte:http://www.arqueomex.com/S2N3nMusica94.html
Ainda que na Mesoamérica, a música e os sons rituais tinham uma grande importância, sua reconstrução mal está em processo. Conquanto a história do mundo sonoro pré-hispánico ainda não está escrita, sabemos que esse mundo estava muito desenvolvido e que nele subjaziam conceitos mágico-religiosos.

Os instrumentos musicais evoluíram simultaneamente com as sociedades mesoamericanas. O cada vez mais refinado conhecimento da cerâmica permitiu a criação de fascinantes vasilhas em que previamente se tinha posto líquido para que, ao as mover e com o passo do vento, soassem, como este cão com máscara antropomorfa, cujos apitos, que estão em lugar de suas orelhas, soavam quando o vento passava por eles. Vasilha zoomorfa. Pré-clásico.
Tlatilco, estado de México. MNA.
Foto: Boris de Swan / Raízes

Na Mesoamérica floresceram culturas musicais multifacetadas.
Tanto os sons do ambiente natural como a música instrumental e vogal estavam estreitamente relacionados com os conceitos religiosos. Enquanto a origem dos instrumentos musicais tinha raízes mitológicas, o som dos instrumentos mais sagrados entendia-se como a voz dos deuses. Ao serem considerados recipientes divinos, os instrumentos foram tratados com grande respeito, e até dedicaram-lhes templos e altares em onde eram adorados ao lado de estátuas dos deuses da música e a dança.
A investigação das culturas musicais pré-hispânicas em Mesoamérica baseia-se no estudo de uma grande quantidade de artefatos sonoros e de representações nas artes, que manifestam um emprego ritual da música e a dança. As fontes escritas da época colonial temporã proporcionam informações reveladoras. Ademais, realizam-se comparações com a música e danças de grupos étnicos contemporâneos, nas quais ainda sobrevivem elementos pré-hispânicos com grande profundidade histórica. A história da música na

Relacionados