A.l.1.1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (514 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Questões Pré-Laboratoriais:

1) a) Suponha que um corpo é deixado cair. Represente a(s) força(s) que actuam sobre ele, assim como os vectores velocidade e aceleração, se a resistência do ar fordesprezável. O movimento é acelerado ou retardado?

R.: A componente vertical da velocidade aumenta linearmente com o tempo, pelo que o movimento é uniformemente variado (neste caso, acelerado), jáque o módulo da velocidade aumenta.

b) Responda às questões anteriores para o caso de um corpo ser lançado para cima e estar na fase de subida.

R.: A componente vertical da velocidade aumentalinearmente com o tempo, pelo que o movimento é uniformemente variado (neste caso, retardado), já que o módulo da velocidade diminui.

c) A Terra estará em queda livre à volta do Sol? Se sim, por quenão cai para o Sol?

R.: Sim, a Terra está em queda livre à volta do Sol.
A Terra não cai para o Sol tal como uma pedra, porque o movimento tem de obedecer à força, mas não tem de seguir a força.A Terra tem movimentos circulares devido ao que chamamos condições iniciais: quando se formou  o Sistema Solar, há cerca de 4 500 milhões de anos, a Terra começou a circular em volta do Sol e a suavelocidade era já nessa altura como é hoje: mantém o seu valor, mas muda permanentemente de direcção. A velocidade é sempre tangente  à trajectória. A força gravitacional, que aponta sempre para ocentro da órbita, mantém tal situação. Assim tem sido e assim continuará a ser. Se imaginarmos que a força gravitacional cessava de repente, a Terra sairia disparada da sua órbita e o Sol  sairia da suaórbita em torno do centro da Galáxia. Sem forças gravíticas, os astros ficariam todos com movimento rectilíneo e uniforme.

Questões Pós-Laboratoriais:

1. Compare os vários valoresencontrados e tire conclusões.
R.: Através dos valores médios calculados experimentalmente pudemos concluir que a aceleração da gravidade de um corpo é independente da massa do mesmo e da altura a que este...
tracking img