A influ^encia do povo nordestino na formação do povo brasileiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2524 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
* INTRODUÇÃO

Vivemos em um mundo multicultural e encontrar meios para valorização dessa diversidade é um desafio. Podemos definir cultura como uma somatória de costumes, crenças, valores e tradições de uma região, país ou até mesmo de uma comunidade. Assim, conhecendo a própria cultura, o indivíduo compreenderá a importância de mantê-la viva, protegê-la e preservá-la como parte de suahistória e de sua identidade.
A cultura é uma forte agente de identificação pessoal e social, onde o ser apresenta-se diante da sociedade. Ao nos depararmos com uma pessoa, é de extrema importância reconhecer a que cultura esta pertence, uma vez que isto nos permite uma melhor interação e diálogo com a mesma, possibilitando-nos também experimentar, valorizar e respeitar a diversidade existente, como umaforma de enriquecimento cultural e social.
É muito comum presenciarmos preconceitos referentes a algumas culturas. Indivíduos desconhecem os costumes e tradições do outro e com isso sentem-se no direito de julgar, apontar erros, desrespeitar, e é diante desses fatos que se percebe a extrema relevância de saber o que é cultura e de sua importância na afirmação da identidade do ser humano. Aqueleque nega ou rejeita sua própria cultura, desconhece a si mesmo e a sua própria identidade. Assim, essa alienação cultural é um problema em sociedade, seja ela na forma de preconceito a cultura do outro ou de rejeição da sua própria cultura.
Podemos citar o Nordeste como exemplo claro de uma região que é alvo de preconceito contra a sua cultura, que é julgada, vista e apontada por muitosindivíduos das demais regiões, como inferior, alienada, uma cultura pertencente a pessoas de mentes pequenas, ignorantes e inconscientes, onde o nordestino é excluído e sua cultura desrespeitada por pessoas que as desconhecem e as inferioriza.
Não há uma cultura melhor ou pior do que a outra, todas têm sua importância e especificidades que as caracterizam e as tornam importantes e únicas. O Brasil é umpaís multicultural e é por haver essa diversidade que este torna-se belo e rico culturalmente. Suas culturas foram construídas através de misturas de raças, regiões e povos diferentes. Assim sendo, aceita ou não, a cultura nordestina influenciou e ainda influencia enormemente a cultura das demais regiões do país.
Ao realizarmos uma análise histórica, percebemos que a história de nosso paísinicia-se no Nordeste, uma vez que foi justamente essa região a primeira a ser encontrada e explorada pelos portugueses, iniciando a partir daquele momento a diversidade cultural existente até hoje, sendo impossível se falar da história do Brasil, de suas raízes, sem se falar no Nordeste.
Diante desses pressupostos, percebe-se a enorme relevância de se trabalhar com o tema CULTURA E SOCIEDADE: RAÍZESCULTURAIS NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE, que tem como objetivo reconhecer a importância das raízes culturais da região Nordeste, como contribuição na formação da identidade do povo brasileiro.
Detalhadamente, suas metas principais são: compreender o período da colonização portuguesa, como fonte destas raízes culturais; conhecer as raízes culturais nordestinas em outros povos regionais, e;compreender a importância de sua própria cultura, percebendo-a como algo relevante na formação do indivíduo ao longo da vida.
Enfim, conhecer a própria cultura é reconhecer a si mesmo, compreender suas raízes, dar um sentido a sua vida e história é fazer interagir o eu com o nós, é entender o meio, as relações e lutas ao longo dos tempos, é aprender a olhar o mundo de outra forma, e é principalmentefirmar e formar uma identidade reflexiva, crítica e consciente.

* DESENVOLVIMENTO

É muito comum ouvirmos nos dias de hoje, seja em sala de aula, em estudos por sociólogos ou na própria sociedade a discussão e debate referente à cultura, embora muitas vezes isso aconteça de forma indireta. São comuns perguntas como: O que é cultura? Como ela ocorre na sociedade? Ela é permanente e...
tracking img