A, e, i, o, u

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sociedade colonial

Durante o período de colonização do Brasil, a população era composta por colonos brancos, índios aculturados, escravos negros e mestiços que ocupavam somente uma estreita faixa litorânea no Nordeste. No período colonial a agricultura era composta pela produção de açúcar, tabaco e algodão.
No século XVIII com o avanço da população para o interior do Brasil e o declínio daprodução de açúcar, começou o desenvolvimento da mineração do ouro e do diamante nas regiões das minas localizadas no Mato Grosso, Minas Gerais e Goiás. O período colonial foi marcado principalmente pela Economia Açucareira e a Economia Mineradora , ambas com uma sociedade bem diferente:
O NORDESTE AÇUCAREIRO: INVASÕES HOLANDESAS E FRANCESAS
O Brasil é o maior produtor de cana-de-açúcar domundo. Estima-se que a safra produzida em 2010/2011 tenha sido de 623 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, bem à frente dos 25 milhões produzidas pela Índia, segunda colocada no ranking mundial. Hoje, a cana só perde em produção para o milho e a soja, tendo o estado de São Paulo como destaque de produção. A cana produzida acaba sendo destinada à produção de açúcar e etanol para consumo interno eexportação.
Se hoje São Paulo é o maior produtor de cana-de-açúcar, vale saber que nem sempre foi assim. O Nordeste brasileiro já foi alvo de muitas brigas por conta de suas terras férteis para o cultivo do açúcar. Por volta de 1530, início da colonização portuguesa, o açúcar representou a salvação do governo de Portugal que passava dificuldades econômicas causadas pela concorrência com outrospaíses que comercializavam as especiarias do Oriente. A Pátria-mãe voltou seus olhos a nossa terra quando navios estrangeiros começaram a aportar por aqui. Era preciso tomar alguma atitude para não perder as possessões no Novo Mundo. Foi então, que o Rei de Portugal decidiu cultivar a cana-de-açúcar no Brasil.
Aqui vale lembrar que Portugal dominava os métodos de produção do açúcar e já produziamaçúcar em outras colônias: Ilha dos Açores, Ilha da Madeira e em Cabo Verde

As primeiras mudas foram plantadas na capitania hereditária de São Vicente, mas foram nas capitanias de Pernambuco e Bahia que a produção foi mais lucrativa, principalmente pelas condições climáticas – clima quente e úmido. Nesta colonização, os holandeses foram os que mais investiram na produção açucareira no Brasil, tendofundado a Companhua Holandesa das Índias Ocidentais e invadido Salvador e Pernambuco durante o período da União Ibérica, quando Portugal e Espanha tiveram o mesmo rei (Rei Filipe II).
Os holandeses foram completamente expulsos somente em 1654, após a Insurreição Pernambucana. Com o fim do acordo com o Brasil, a Holanda aproveitou os conhecimentos que adquiriu na produção da cana-de-açúcar e osaplicou em suas colônias no Caribe. O açúcar caribenho ganhou destaque no mercado internacional e provocou mais uma vez a queda nas vendas do açúcar brasileiro, fazendo com que Portugal novamente tivesse problemas econômicos.

INVASÃO FRANCESA
As terras do Maranhão sempre foram muito cobiçadas pelos donatários portugueses. Porém as dificuldades de acesso pelo mar e a resistências dos indígenas queexistiam na região dificultavam o acesso. Desta forma, as áreas maranhenses ficaram sem colonização por quase 100 anos. Na segunda metade do século XVII, o governo português inicia a criação do gado na região sul do estado, enquanto ao norte, os franceses iniciavam a sua invasão.
Tudo começou em 1554, quando a Coroa francesa investiu em uma expedição para a conquista da Baía de Guanabara, no Riode Janeiro. Os franceses dominaram a região e fundaram a chamada França Antártica. Porém, os conflitos com as tribos tupinambás e a resistência da Corte portuguesa impediram a dominação e recuperaram o território, fundando a cidade de São Sebastião.
Apesar da tentativa de invasão ter sido contida pelos portugueses, o interesse dos franceses pelas terras brasileiras não foi. Desta forma, em...
tracking img