adczxasda

274 palavras 2 páginas
_______________
GRUPO MARISTA asdjopasopsjdfsjapspokdpkas fafsasd fasfa sf as fas

af asf as df fas d as d as d as d as d as d as d as d as d as a s sa as as s s s s s s s s s s Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Escola de Direito da PUCPR – Curso de Direito – Câmpus Maringá

Disciplina: Ciência Política e Teoria do Estado
Professora: Fernanda Corrêa Pavesi Lara
Período: 1º. A/B
Turno: Matutino

Acadêmico(a): ______________________________________

Data: 18/04/13
Atividade complementar de estudo: Retrospecto do conteúdo para avaliação.

Parte 01 – O homem e a sociedade: origem da sociedade; elementos característicos e finalidade social. a) Detecte na obra indicada no plano de ensino a teoria aceita contemporaneamente sobre a origem da sociedade (2 correntes teóricas: natural e contratual). b) o que é o poder social? quais suas características?

Parte 02 – O Estado: evolução histórica do Estado (Estado Antigo, Grego, Romano e Medieval). Relembre as principais características de cada período de evolução do Estado.

Parte 03 – O Estado Moderno: considerações históricas. Estude a obra indicada para leitura no plano de ensino: Leitura do capítulo: Idade Moderna, da obra de: ALBERGARIA, Bruno. Histórias do Direito. Atlas. Foco nas transformações históricas que culminaram no advento dos Estados Modernos, dotados dos elementos constitutivos (povo, território e governo/soberano) estudados.

Parte 04 – Elementos constitutivos dos Estados Modernos. Análise dos temas: População, povo e nação; território; soberania; finalidade do Estado. Atenção aos pontos do caderno.

Parte 05 – O poder do Estado: legalidade e legitimidade do poder. Foco no texto do BONAVIDES disponibilizado para leitura.

Relacionados