A a z do sus resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2068 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE PSICOLOGIA

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO HOMEM

CADERNO DE PROBLEMAS: ALUNOS - 2012

PBL (Problem Based Learning), ou Aprendizagem Baseada em Problemas, é um processo ensino/aprendizagem em que o centro é o aluno: a ele caberá buscar os conhecimentos necessários para desenvolver os problemas que lhes serão apresentados no decorrer dos módulos.

O PAPEL DO TUTOR EM UM CURRÍCULO PBLConhecer os objetivos e a estrutura do módulo temático. Ter sempre em mente que o PBL é centrado no aluno e não no professor. Assumir a responsabilidade pedagógica no processo de aprendizagem. Orientar na escolha do aluno líder (coordenador) e do relator em cada grupo tutorial. Estimular a participação ativa de todos os estudantes do grupo. Estimular uma cuidadosa e minuciosa análise do problema.Estimular os estudantes a distinguirem as questões principais das questões secundárias do problema. Inspirar confiança nos alunos, facilitar o relacionamento. Não ensinar o aluno, ajudá-lo a aprender. Usar seus conhecimentos apropriadamente e na hora certa. De preferência, orientar o grupo através da formulação de questões apropriadas e não do fornecimento de explicações, a menos que sejasolicitado explicitamente pelo grupo; estas explicações deverão ser bem avaliadas e nunca devem se constituir em uma aula teórica abrangente. Não intimidar os alunos com demonstração de seus conhecimentos. Ativar os conhecimentos prévios do aluno e estimular o uso destes conhecimentos. Contribuir para uma melhor compreensão das questões levantadas. Sumarizar a discussão somente quando necessário.Estimular a geração de metas específicas para o auto-aprendizado (estudo individual). Avaliar o processo (participação, interesse) e o conteúdo (resultados alcançados) Conhecer a estrutura da escola e os recursos disponíveis para facilitar o aprendizado.
1

Orientar o aluno para o acesso a estes recursos. Estar alerta para problemas individuais dos alunos e disponível para discutilos quandointerferirem no processo de aprendizagem. Oferecer realimentação da experiência vivenciada nos grupos tutoriais para as comissões apropriadas e sugestões para o aprimoramento do currículo, quando pertinente.

OS PAPÉIS DO COORDENADOR (Discente)

1. Coordenador um é um estudante do grupo tutorial. 2. Coordenador deve orientar os colegas na discussão do problema, segundo a metodologia dos 7 passos,favorecendo a participação de todos e mantendo o foco das discussões no problema. 3. Desestimular a monopolização ou a polarização das discussões entre poucos membros do grupo, favorecer a participação de todos. 4. Apoiar as atividades do relator. 5. Estimular a apresentação de hipóteses e o aprofundamento das discussões pelos colegas. 6. Respeitar posições individuais e garantir que estas sejamdiscutidas pelo grupo com seriedade, e que tenham representação nos objetivos de aprendizado sempre que o grupo não conseguir refutá-las adequadamente. 7. Resumir as discussões quando pertinente. 8. Exigir que os objetivos de aprendizado sejam apresentados pelo grupo de forma clara e objetiva e compreensível para todos e que sejam específicos e não amplos e generalizados. 9. Solicitar auxílio do tutorquando pertinente e estar atento às orientações do tutor quando estas forem oferecidas espontaneamente.

OS PAPÉIS DO RELATOR (Discente)

1. O relator é um estudante do grupo tutorial.
2

2. O relator deve anotar em quadro, de forma legível e compreensível, as discussões e os eventos ocorridos no grupo tutorial de modo a facilitar a boa visão dos trabalhos por parte de todos os envolvidos.3. Deve, sempre que possível, ser claro e conciso em suas anotações e fiel às discussões ocorridas – para isso solicitar a ajuda do coordenador dos trabalhos e do tutor. 4. Deve respeitar as opiniões do grupo e evitar privilegiar suas próprias opiniões ou as opiniões com as quais concorde. 5. Deve anotar com rigor os objetivos de aprendizado apontadas pelo grupo. 6. Deve anotar as discussões...