A A Udagem No Estado Do Cear

Páginas: 5 (1033 palavras) Publicado: 11 de maio de 2015
A açudagem no Estado do Ceará

Considerando que a construção de barragens pode ser uma questão ambiental global, podemos supor que esta questão seja bastante importante no Estado do Ceará onde praticamente todos os ambientes fluviais estejam barrados formando segundo estimativas em torno de 8.000 reservatórios variando de pequenos açudes em propriedade rurais até o maior deles o açude castanhãocom 6,7 bilhões de m3 (SRH, 2007; Martins et al 2007). Devido às condições climáticas imposta pelo clima semi-árido, o Estado tem a necessidade de manter um esquema de manejo hídrico baseado na construção de reservatórios (açudes) e no transporte desta água através de sistema de transposição que visa ofertar água para os mais diversos usos consultivos.
Por outro lado, esta retenção eredistribuição das águas fluviais sugerem um cenário preocupante de mudanças na transferência fluvial do continente para a zona costeira. O trabalho realizado por Molisani et al. (2006 b) faz uma analise preliminar dos fluxos fluviais para os estuários cearenses indicando que a rotina de operação dos açudes é que determina o aporte fluvial para muitos estuários cearense. Como em muitos casos estas barragenssó liberam água a jusante em eventos de sangria, muitos estuários tiveram o aporte fluvial reduzido devido a influencia dos açudes.
Adicionalmente, segundo Molisani et al. (2007b), a posição da cascata de açudes em uma bacia de drenagem tem importante papel nas modificações do aporte fluvial, pois quanto mais à jusante em uma bacia um açude estiver localizado, maior será a regularização doescoamento superficial e a modificação no fluxo entre o continente e a zona costeira. Em alguns locais como o rio Pacoti a posição das barragens regulariza 80% ou mais da bacia de drenagem. No rio Jaguaribe há em torno de 30 açudes com capacidade de armazenamento maior que 10 hm3, sendo que 12 açudes regularizam 81% da bacia.
A área de estudo do presente trabalho é o açude Castanhão que está localizado naregião limítrofe entre a bacia média e inferior do rio Jaguaribe, no município de Nova Jaguaribara, Estado do Ceará (Figura 4). O rio Jaguaribe é um dos principais corpos fluviais do Estado, pois sua bacia estimada em 72.645 km2 abrangendo 48% da área do Estado do Ceará e disponibiliza água para várias regiões através de sistema de canais e de transposição de bacias.












Mapa ilustrativodo percurso da bacia de drenagem do Rio Jaguaribe até a zona costeira evidenciando a posição do açude Castanhão limitando a porção média e inferior da bacia.
Segundo estimativas do Plano Estadual dos Recursos Hídricos (PERH, 1992), ao longo da bacia de drenagem do rio Jaguaribe estão distribuídos 4.712 reservatórios que variam desde aguadas (volume de armazenamento de até 0,1 hm3) até grandesreservatórios com volume de armazenamento de 6,7 bilhões de m3, totalizando uma capacidade de armazenamento de 6.959 hm3 sem contar com a contribuição do açude Castanhão que estava sendo projetado no período. A área de estudo está localizada em um relevo de altitude variando entre 100 e 200 metros.
O clima na região é considerado quente/semi-árido (BSw’h’, segundo classificação de Köpper) comtemperaturas > 26°C e precipitações médias mensais variando entre 0 e 191 mm, estando as chuvas concentradas entre os meses Janeiro e Junho (97% do total estimado em 745 mm para os anos 1979-2005) (Figura 5) (SUDENE, 1990; FUNCEME, 2007). A evaporação medida na estação localizada na estação de Iguatú variou entre 87 e 279 mm, sendo maiores entre os meses de agosto e dezembro, totalizando anualmente 2.232mm (Figura 6).
Pluviosidade (estação Alto Santo) 0 100 200 300 jan fev mar abr mai jun jul ago set out nov dez mm
O uso do solo é caracterizado pela presença de cobertura vegetal composta de espécies arbustivas típicas da caatinga e pelas atividades humanas como agricultura, pecuária e urbanização. A área possui uma densidade demográfica inferior à média observada para o estado, porém...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • GOVERNO DO ESTADO DO CEAR
  • Resumo Pol Tica De Seguran A Do Estado Do Cear
  • AN LISE DO POTENCIAL ENERG TICO SOLAR FOTOVOLTAICO NO ESTADO DO CEAR
  • CEAR Campus
  • AN LISE EPIDEMIOL GICA DA DENGUE NO ESTADO DO CEAR NO PER ODO DE 2013 E 2014
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEAR
  • Universidade Federal Do Cear
  • Educacao Escola Comunidade Cear

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!