A vnda da familia real para o brasil

524 palavras 3 páginas
A VINDA DA FAMÍLIA REAL PORTUGUESA PARA O BRASIL

No século XIX, a Inglaterra e França eram os países mais industrializados da Europa e disputavam o controle dos mercados fornecedores de matérias-primas e consumidores de industrializados.
Para controlar os mercados europeus, o imperador francês Napoleão Bonaparte decretou o bloqueio continental, em 1807,proibindo os países europeus de comercializarem com a Inglaterra. Isso foi feito através de um sistema de alianças ou, onde houve resistência, através da ocupação militar.
Portugal que era economicamente dependente da Inglaterra, para quem devia muito dinheiro, se recusou a seguir o Bloqueio Continental e foi invadido pela França. Com proteção da marinha inglesa, a família real portuguesa, milhares de funcionários e nobres fogem para o Brasil, em 1808.
Uma das primeiras medidas que D. João VI, rei de Portugal, tomou ao chegar ao Brasil foi ordenar a abertura dos portos da colônia a todas as nações amigas. Já que Portugal tinha sido tomado pelos franceses, o Império português, agora com sede no Brasil, só poderia comerciar com outros países a partir dos portos brasileiros. Era o fim do monopólio comercial.
Essa medida beneficiava, sobretudo, os ingleses que ainda foram favorecidos por outra medida de D. João VI que, em 1810, assina o Tratado de Comércio e Navegação. Esse acordo estabelecia que todo produto estrangeiro que entrasse no Brasil pagaria um imposto de 15%, enquanto os produtos ingleses pagariam 15%. Assim, os produtos vindos da Inglaterra podiam ser vendidos por preços mais baixos que os de outros países.
Outras medidas tomadas por D. João serviram de estímulo para as atividades econômicas do Brasil:

Cancelamento da lei que proibia a instalação de indústria no Brasil, medida que obteve poucos resultados em virtude da concorrência dos produtos ingleses;
Construção de estradas;
Melhoramento dos portos;
Introdução de novas espécies vegetais como o chá;
Incentivo à vinda de imigrantes europeus;

Relacionados

  • micro empresas
    6352 palavras | 26 páginas
  • Afranio De Carvalho Registro De Imoveis Completo
    209443 palavras | 838 páginas
  • Codigo de postura de Sergipe Imperial
    135377 palavras | 542 páginas
  • PORTUGUES NO DIREITO Ronaldo Caldeira Xavier
    93189 palavras | 373 páginas