A violência como mola propusora da delinquência

1761 palavras 8 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
NOME DO CURSO

NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS Erro! Indicador não definido.

1 INTRODUÇÃO
O comportamento de crianças e adolescentes que se envolve com o crime tem sido tema de debate e preocupação da sociedade em geral. São várias as polêmicas que envolvem o menor infrator e as problemáticas com a criminalidade.
Considerando que o menor é protegido pela ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), quanto à imputabilidade penal, e que cada vez mais se observa a criminalidade no grupo de infanto-juvenil, tornou-se a partir daí de fundamental importância à análise da causa da violência cometida pelo menor.
Assim, pretende-se criar, no presente trabalho, uma reflexão levando em consideração à própria violência como norteadora de reprodução da violência no setor que apresenta a menoridade, defendida pelo ECA (Estatuto de Criança e do Adolescente).
Acredita-se, na fundamentação baseada na violência como forma que reproduz a delinquência e em embasamento no ECA (Estatuto de Criança e do Adolescente), que não basta apenas criminalizar o menor, é preciso uma política efetivamente de inclusão que vise acabar com a marginalização. É preciso tratar o assunto com as suas causas e buscar, dessa forma, minimizar todo e qualquer efeito da violência contra nossas crianças e adolescentes.

2 DESENVOLVIMENTO A violência faz parte do contexto no qual estamos inseridos. Os cidadãos de bem que cumprem o seus deveres vivem a cada dia na insegurança por conta da criminalidade. O fato é pior ainda quando se trata da violência praticada por menores. A questão é: Por que isso acontece? O ECA (Estatuto da criança e do adolescente) foi criado para garantir proteção integral da criança e do adolescente. Sobre o menor, diz que:
Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta lei, a pessoa ate doze anos de idade incompletos,

Relacionados