A vida m preto e branco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (728 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A cidade de Tebas e o rei Laio
* Laio é filho de Lábdaco (nome que significa o “manco”). Laio não é apenas o chefe de um povo, mas também um homem desajeitado.
* “Se tiveres um filho, ele tematará e se deitará com a mãe” (profecia do oráculo de Delfos).
* Laio se casa com Jocasta e tem um filho. O rei confia a um de seus pastores a missão de matar a criança recém-nascida.
* Opastor hesita e se apieda da criança que então a oferece viva para um outro pastor da cidade de Corinto.
A vida de Édipo
* O pastor de Corinto oferece a criança como um presente ao rei Pólibo e arainha Peribéia que o adotam porque não podiam ter filhos.
* Édipo cresce entre os jovens da elite de Corinto. Em uma de suas brigas, um jovem rival lhe diz que ele é um “suposto filho”.
*Inquieto com essas palavras o jovem consulta o oráculo de Delfos que lhe diz: “Matarás teu pai, deitarás com tua mãe”.
A fuga de Édipo
* Édipo fica horrorizado e decide exilar-se. Não tem mais terra,nem pátria, é um errante, e foge para a cidade de Tebas.
* Laio e Édipo se encontram numa cruzilhada, em sentido contrário. Laio quer a preferência de um caminho em que não passam dois carros.Édipo é também arrogante e não dá passagem, pois se considera de linhagem nobre. O cocheiro de Laio o golpeia no ombro. Enfurecido, Édipo mata o cocheiro e Laio. Um sobrevivente corre apavorado de volta àTebas.
* Apolo é o deus da adivinhação. Mestre dos adivinhos. Apolo Belvedere. Cópia romana (Séc. IV a.C.) Museu Vaticano, Roma.
“Tuas palavras fazem-me oscilar entre medo e esperança. Que diz ooráculo?” (Édipo, Rei)

A Esfinge devora os jovens tebanos
* “Quem, entre os que vivem na terra, nas águas, nos ares, tem uma só voz, um só modo de falar, uma só natureza, mas tem dois pés,três pés e quatro pés?”
* Édipo responde: “É o homem. Quando ainda é criança, ele engatinha, na idade madura, caminha sobre duas pernas, e quando envelhece apóia-se numa bengala para ajudar a sua...
tracking img