Sobre a vida na América antes da conquista europeia a partir do século XV, ou para ser preciso, a partir de 1492 alguns aspectos devem ser destacados. Primeiramente, a respeito da chegada dos europeus por aqui, houve descobrimento, conquista ou apenas um encontro de culturas?
Este assunto parece ser apenas uma questão de palavras, um preciosismo para historiadores. Talvez o seja, mas tentemos algumas reflexões sobre o assunto.
Tradicionalmente, uma visão historiográfica mais conservadora chama este momento como descobrimento. Para explicar esta situação, vamos recorrer ao que fala o professor Carlos Guilherme: “É um dos acontecimentos mais importantesdentre os que definem o início da história moderna. As navegações de Colombo provaram a esfericidade da Terra e permitiram que os europeus entrassem em contato com civilizações que desconheciam. Isso abriu um novo capítulo na história da expansão europeia, marcada pela guerra de extermínio que sucedeu ao longo do período colonial, inclusive nas terras que constituíram o Brasil atual. Houve, sim, genocídio. Os historiadores de hoje até se perguntam se houve um descobrimento ou o ‘cobrimento’ de várias civilizações indígenas. De minha parte, fico com a ideia de ‘cobrimento’!”
.
Em outubro de 1492 alguns navios chegaram a terras estranhas. O comandante dessaexpedição achava que tinha chegado a uma região rica em produtos cobiçados na Europa (as especiarias) e com uma população pronta para negociar com eles. Não foi bem isso. A expedição era composta por três navios espanhóis, comandadas por um genovês (Cristóvão Colombo) e ele havia chegado à ilha de Guanaani[2].
Então a questão que se poderia colocar é porque o continente aonde Colombo chegou não se chamou “Colômbia”, mas sim “América”?
Colombo, segundo suas cartas imaginava ter chegado num prolongamento do continente asiático, imaginava que era alguma ilha a leste de Cipango (como era chamado o Japão na época). Já Américo Vespucio, navegador e [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 10). A vida na américa antes da conquista europeia - sociedades maia, inca e asteca. TrabalhosFeitos.com. Retirado 10, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Vida-Na-Am%C3%A9rica-Antes-Da/452237.html

MLA

"A vida na américa antes da conquista europeia - sociedades maia, inca e asteca" TrabalhosFeitos.com. 10 2012. 2012. 10 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Vida-Na-Am%C3%A9rica-Antes-Da/452237.html>.

MLA 7

"A vida na américa antes da conquista europeia - sociedades maia, inca e asteca." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 10 2012. Web. 10 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Vida-Na-Am%C3%A9rica-Antes-Da/452237.html>.

CHICAGO

"A vida na américa antes da conquista europeia - sociedades maia, inca e asteca." TrabalhosFeitos.com. 10, 2012. Acessado 10, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Vida-Na-Am%C3%A9rica-Antes-Da/452237.html.