A vida maritima

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (361 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A vida aquática é muito diferente da terrestre. A água é um meio 830 vezes mais denso que o ar e com uma viscosidade 60 vezes superior. Por esta razão, a vida no oceano tem três dimensões, pois osanimais vivem "suspensos" na água. Este facto torna o oceano o maior reservatório de vida e originou um estilo alimentar exclusivo da vida marinha, a filtração. Por outro lado, a ausência de gravidadeno meio marinho faz com que as algas e os animais não necessitem de investir muita energia numa estrutura de suporte rígida. As características da água também são determinantes para a forma típica dosanimais aquáticos, com corpos fusiformes para diminuírem a energia despendida a nadar.

Na água o som propaga-se a uma velocidade cerca de cinco vezes superior em relação ao ar. Tal como qualquermovimento, o som ao deslocar-se na água provoca vibrações que os peixes detectam através de um órgão chamado linha lateral. Este órgão dos sentidos, localizado ao longo do corpo dos peixes, consistenuma sequência de células especializadas que permitem detectar presas e evitar predadores. A extraordinária sincronia de um cardume de peixes também se deve à linha lateral. Ao virar, um peixe provocavibrações que os outros componentes do cardume detectam, virando rapidamente para o mesmo lado, numa das mais rápidas reacções do mundo animal.

A penetração da luz no oceano também condiciona asadaptações dos organismos marinhos. Os seres fitoplanctónicos para se manterem na camada iluminada do oceano, de modo a realizar a fotossíntese, contêm gotas de óleo nas suas células ou possuem váriasprojecções corporais para aumentar a relação superfície/volume. Por outro lado, os diferentes animais que vivem na zona epipelágica apresentam um padrão de cores característico. O seu dorso é escuro,contrastando com um ventre claro. Deste modo, como a luz vai desaparecendo com a profundidade, os animais ao olharem de cima para baixo, confundem o dorso com o fundo. Se, pelo contrário, um animal...
tracking img