A vida em preto e branco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (953 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Correlação entre o filme “A vida em Preto e Branco” e as Representações Sociais

O filme “A vida em Preto e Branco” nos remete para uma interessante reflexão crítica sobre o papel dasRepresentações Sociais sobre diversos temas como a arte, a família, a nutrição, o casamento, o sexo, a escola, o esporte e a política.
O filme é iniciado com uma cena demonstrando professores em salas de aulaalertando sobre futuros problemas da humanidade: o aumento de acidentes de trânsito provocado pelo crescente fluxo de veículos nas cidades, desemprego, desigualdade social, alienação dos jovens, problemasecológicos e o perigo da AIDS. Apesar de o filme ser uma produção dos anos 90, hoje no século XXI, todos esses acontecimentos são reais em nossa sociedade.
A história do filme começa a desenrolarquando os personagens David e Jennifer são enviados do mundo real para o mundo ficcional da TV. Eles são inseridos dentro do seriado "Pleasantville", através de um controle remoto mágico, que apareceuatravés de um estranho técnico de televisão, que chegou de repente logo após eles terem quebrado o antigo controle. Com isso, passam a ocupar o lugar dos personagens da série, Bud e Mary Sue, filhos docasal principal do seriado. Nessa cidade, o espirito puritano é permeado por um moralismo em que os modelos de representações não toleram sexualidade livre, onde os filhos são exemplos para asociedade e as donas-de-casa estão sempre com o jantar pronto esperando pelos seus maridos que chegam em casa e gritam “Querida, cheguei!”. George Parker e Betty Parker são pais adoráveis em um lugar ondetodos são felizes, não há sexo, não existe violência, ninguém precisa ir ao banheiro; existem bombeiros, mas não existe fogo; as ruas tem fim. Aparentemente é o lugar ideal para viver e se passa em umambiente romântico, puro, com clima de inocência. A família representada pelo seriado seguia uma vida disciplinada e perfeita ao extremo. O mundo do seriado era totalmente perfeito,nada acontecia...
tracking img