A vida depois do prosamim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (373 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
5. JUSTIFICATIVA:

O espaço de moradia produz contradições especificamente entre ricos e pobres, onde se percebe que a cidade de Manaus possui um grande contingente de pessoas residindo emigarapés, encostas, em moradias impróprias que não possuem acesso aos serviços básicos. De acordo com estudo realizado por Oliveira (2007), se faz necessário entender a cidade a partir da produção de moradia,pois ela irá possibilitar o amplo entendimento dos vários campos de análise urbana, principalmente ao observar que os problemas da sociedade estão cada vez mais ligados a questão da desigualdadesocioespacial.
Dessa forma, percebe-se que os igarapés de Manaus vêm a ser a escolha mais fácil para construir moradia, desenvolver ações do cotidiano, mesmo que tais ações possam prejudicar o meioambiente que vive, sendo assim Gottdiener (1994, p.41) coloca que o desenvolvimento desigual resulta no ambiente destruído, partindo da produção e do crescimento da cidade.
Para a recuperação doambiente degradado, o Governo do Estado do Amazonas criou o Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus – PROSAMIM. As famílias que residem nas margens dos igarapés que serão trabalhados peloprograma, passam por um processo de reassentamento, ou seja, são retirados do local para outra moradia, dependendo da situação pode ser uma moradia transitória ou definitiva, isto é, do igarapé para umaUnidade Habitacional, mas sendo uma ou outra se tem um resultado de modificação das famílias podendo ser negativo ou positivo.
Diante do exposto, verifica-se a grande relevância desta pesquisa, poisatualmente as pessoas que residiam às margens dos igarapés têm que aprender a lidar com questões que antes não eram vividas, como os custos do abastecimento público de água e energia, os quais eramutilizados de forma clandestina
Sendo assim, coloca-se a importância de apurar as condições de vida das pessoas que passaram pelo processo de reassentamento do PROSAMIM, considerando a questão...
tracking img