A vida de toquinho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (932 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Toquinho
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Toquinho
Informação geral
Nome completo Antonio Pecci Filho
Apelido "Toquinho"
Nascimento 6 de julho de1946 (66 anos)
Origem São Paulo, São Paulo
País Brasil
Gêneros MPB, Bossa Nova, Samba
Instrumentos vocal, violão
Período em atividade 1966 - atualmente
Página oficial www.toquinho.com.brToquinho, nome artístico de Antonio Pecci Filho, (São Paulo, 6 de julho de 1946) é um cantor, compositor e violonista brasileiro.
Biografia

O apelido Toquinho foi dado por sua mãe e já aosquatorze anos. Toquinho começara a ter aulas de violão com Paulinho Nogueira. Estudou harmonia com Edgar Janulo, violão clássico com Isaías Sávio, orquestração com Léo Peracchi e Oscar Castro Neves.Toquinho começou a se apresentar em colégios e faculdades e profissionalizando-se nos anos sessenta, em shows promovidos pelo radialista Walter Silva no teatro Paramount em São Paulo. Compôs com ChicoBuarque sua segunda canção a ser gravada, Lua cheia. Em 1969 acompanha Chico à Itália, pais onde até hoje se apresenta regularmente.

Em 1970, compôs, com Jorge Benjor, seu primeiro grande sucesso, QueMaravilha. Ainda nesse ano, Vinicius de Moraes o convida para participar de espetáculos em Buenos Aires, formando uma sólida parceria que iria durar onze anos, 120 canções, 25 discos e mais de milespetáculos. Entre as composições da parceria destacaram-se canções como O Bem-amado, Como dizia o poeta, Carta ao Tom 74, entre outras.

Toquinho era muito amigo de Vinicius de Moraes por isso após amorte de Vinicius, Toquinho seguiu em carreira solo.

Recentemente a Lumiar Editora lançou um livro com suas cifras e partituras, idealizado e produzido por Bruno De La Rosa, dando sequência àcoleção Songbook, criada pelo fundador e ex-presidente da Lumiar Discos & Editora, Almir Chediak.
Discografia
Anos 60

O Violão de Toquinho (1966)
La vita, amico, é l'arte dell'incontro...
tracking img